Poder paralelo: o que quero dizer com isso? | Jornal Já Notícias - Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Busca:

Busca avançada »»»


Assuntos mais falados:
Índice de palavras-chave (tags)

Poder paralelo: o que quero dizer com isso?


10/10/08

Quando me refiro a um “poder paralelo” que determina as ações do poder público, não estou falando de uma conspiração, nem querendo questionar o papel da imprensa.

No caso citado dos presídios, foi correto o trabalho da imprensa, desde a reportagem da Zero Hora, que colocou o assunto na pauta até os desdobramentos por todos os veículos. O Lauro Quadros promoveu um debate esplêndido, altamente esclarecedor, didático, no seu Polêmica” e assim por diante.

Não é o papel da mídia que interessa aqui. Interessa aqui é o papel do Estado, do poder público, que tem funções indelegáveis, mesmo quando não tem condições de atender às demandas mais urgentes, que são da sociedade, não da mídia..

Como não consegue dar respostas adequadas às emergências que se acumulam, o governo pauta suas ações pelas manchetes e o resultado é um desgaste generalizado, que culmina com o descrédito do cidadão, que já não vê saída para as preemências que o assolam.

Quando falo papel do Estado, do poder público, quero também deixar claro que não me refiro específicamente ao atual governo. O atual governo é herdeiro de uma situação que se acumula há 37 anos, como o secretário da Fazenda não cansa de lembrar, e com razão.

Ele, no entanto, tem sua parte nesta situação na medida em que cede à tentação de jogar para a torcida, sem tocar no fundo dos crônico problemas, contentando-se em produzir manchetes, como essa da emergência nos presídios.

Sem tags para este post.


Matérias Relacionadas


Comente esta notícia


Nenhum comentário até agora ↓

  • Use o formulário abaixo para fazer o seu.

Escreva um comentário

Publicidade: