Jornal Já – Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Home » Editorias » Notícias » Servidores apontam Yeda como face da destruição
Fevereiro 12th, 2009 Posted in Notícias, Política Tags: ,

Servidores apontam Yeda como face da destruição

Por Pedro Lauxen


Outdoor com imagem da governadora será espalhado pelo Estado.

Acabou o suspense. O rosto que aparecia encoberto em 300 outdoors espalhados pelo Estado foi revelado hoje, em manifestação organizada pelo Cpers e outros nove* sindicatos de servidores públicos. O ato, que reuniu centenas de trabalhadores e estudantes, teve início às 16h, no Parque da Harmonia, aonde se reuniram todas as entidades envolvidas na campanha que começou há 15 dias.

Depois de discursos contra a política do executivo estadual, os sindicalistas substituíram um banner com a imagem distorcida por outro, com a foto da governadora Yeda Crussius e a inscrição “essa é a face da destruição no RS”. A partir de amanhã, 400 outdoors com a nova imagem serão espalhados pela capital e interior.


Presidente do Cpers mostra chapéu com temas da campanha.

Os organizadores da campanha também distribuíram mil máscaras com o rosto de Yeda e outras mil placas com os dizeres “arrocho salarial”, “destruição”, “corrupção”, “autoritarismo”, “mentira” e “violência”. Após a revelação, os manifestantes se dirigiram em marcha que durou 45 minutos até a Esquina democrática, aonde entregaram panfletos da campanha.

Durante a semana, o Piratini estudou uma medida judicial a ser adotada para que as novas propagandas não sejam colocadas nas ruas. Sob a justificativa de que o conteúdo seria muito ofensivo e atacaria a honra da governadora. No entanto, o executivo resolveu aguardar a publicação das peças para tomar alguma atitude neste sentido. “O chapéu serviu direitinho”, sugeriu Rejane de Oliveira, presidente do Cpers, ao comentar a reação do Palácio.


Trabalhadores se deslocaram pela Borges até a esquina democrática.

Segundo Rejane, este tipo de manifestação é única forma de chamar a atenção do governo. “Estamos exercendo o nosso direito através de um mecanismo democrático e desempenhando um papel importante de sermos a voz da sociedade”, afirmou. Ela não teme que algum instrumento jurídico possa frear a mobilização. “Se quiserem calar os servidores, eles certamente serão derrotados”, sentenciou.

*Os nove sindicatos que assinam a campanha juntamente com o Cpers:

SEMAPI – Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Fundações Estaduais

SIMPE-RS – Sindicato dos Servidores do Ministério Público do RS

SINDET-RS – Sindicato dos Servidores do Detran do RS

SINDIÁGUA-RS – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado do Rio Grande do Sul

SINDSEP-RS – Sindicato dos Servidores Públicos do RS

SINDICAIXA – Sindicado dos Servidores da Caixa Econômica Estadual do RS

UGEIRM – Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia

SINDIJUS – Sindicato dos Servidores da Justiça do RS

FEEB-RS – Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul

Compartilhe:
  • Print
  • del.icio.us
  • Facebook
  • email
  • LinkedIn
  • Live
  • RSS
  • Twitter
  • Add to favorites
  • Digg
  • MySpace
  • PDF
  • Tumblr
  • Yahoo! Buzz

Comments are closed