Nova bomba do governo Bolsonaro: 40 hidrelétricas em terras indígenas

É das primeiras horas deste sábado, no G1, a nova bomba ambiental do governo bolsonaro.
“Estimativa do Ministério das Minas e Energia indica que as terras indígenas brasileiras têm potencial para receber cerca de 40 hidrelétricas com capacidade de gerar, ao todo, 28 mil megawatts (MW)”.
Representaria 1/4  da capacidade instalada das 217 hidrelétricas em operação atualmente no país (102.998 MW).
Essa “estimativa” divulgada vem na sequência do projeto  que o governo encaminhou no início de fevereiro, para permitir a construção de hidrelétricas, a extração de óleos e gás, garimpo e mineração em terras indígenas.
Especialistas ouvidos na reportagem a criticaram “o projeto do governo” (sic). Para eles, obras como as de hidrelétricas “podem gerar reflexos negativos permanentes na vida das comunidades atingidas nessas áreas”.
 
 
 

Um comentário em “Nova bomba do governo Bolsonaro: 40 hidrelétricas em terras indígenas”

  1. Gostem ou não, é fundamental que o governo equacione os problemas de energia que o país irá enfrentar nos próximos anos. As reclamações são normais. Sempre que houveram construções, houve “especialistas” berrando, mas o que nunca houve até agora, foi um só “especialista” demonstrando como produzir energia elétrica em larga escala, sem hidrelétricas. Construir hidrelétricas tem impactos ambientais, é evidente, mas os benefícios decorrentes são imensos, principalmente para a população de baixa renda com energia barata em suas casas. Então, se não tiverem alguma alternativa VIÁVEL, deixem de blá blá bla porque energia eólica, solar e outras, não são suficientes para a produção em alta escala como as hidrelétricas e nucleares.

Deixe uma resposta