Quatro meses depois de surgir na China, coronavirus fez primeira vítima no Brasil

Secretario da Saúde de SP informa sobre a primeira morte por coronavirus no país. Foto: SSP/Divulgação

O governo do Estado de São Paulo informou, nesta terça feira, 17, a primeira morte causada pelo novo coronavírus no Brasil.

A vítima é um homem de 62 ano, morador da capital paulista,  com histórico de diabetes e hipertensão, além de hiperplasia prostática — um aumento benigno da próstata.

Ele teve os sintomas da doença no dia 10 de março, foi internado quatro dias depois e morreu pouco depois das 16 horas da segunda-feira, 16.

Quatro outros óbitos ocorridos no hospital particular, onde estava o paciente, estão sendo investigados

O homem não tinha histórico de viagens ao exterior e está sendo tratado como caso de transmissão comunitária do vírus.

A primeira morte por coronavirus no Brasil se dá no momento em que se completam quatro meses desde que foi diagnosticado o primeiro caso da doença, na ciade de Wuhan, na China.

O governo chinês considera a epidemia sob controle no país, mas até hoje a origem da contaminação não está confirmada.

No Brasil, no momento em que a morte foi anunciada pelo governo de São Paulo, havia 314 casos da doença causada pelo vírus em todo o país e as autoridades da saúde ainda não tem segurança quanto sua evolução.

Depois da morte do primeiro paciente no país, o infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingenciamento em São Paulo, disse que serão revistos os entendimentos sobre os períodos de evolução da doença nos pacientes graves.

“Foi uma evolução rápida, da internação ao óbito. O caso desse paciente está fazendo a gente entender como se comporta a doença. Nós imaginávamos que o período de encubação da doença era de até 14 dias, mas a média está sendo de 6 a 8 dias até a doença se manifestar. Vamos inclusive sugerir ao Ministério da Saúde que diminua o tempo de quarentena de até 14 dias para dez”, disse Davi Uip.

 

Deixe uma resposta