Santo Antônio da Patrulha interdita Lagoa dos Barros por contaminação

Massa gelatinosa azulada colhida na margem da lagoa, composta de fragmentos da cianobactéria formadora da floração. Foto: Hermogenes Repórter

A praia da Lagoa dos Barros, no perímetro de Santo Antônio da Patrulha, está interditada para qualquer atividade.

A decisão foi anunciada pelo prefeito em exercício José Francisco Ferreira da Luz.

Conforme Jordana Borba, diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, a medida foi tomada depois que a bióloga Vera Werner,  da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, identificou a espécie de cianobactéria que está em floração na Lagoa dos Barros: Dolichospermum planctonicum.

Tom esverdeado espantou pescadores. Foto : Valter Souza/Divulgação

Vera, pesquisadora por quatro décadas da Fundação Zoobotânica do RS – extinta pelo governo Sartori em 2017, e uma das maiores especialistas brasileiras em cianobactérias, alerta que a espécie pode produzir toxinas.

Bióloga Vera colhendo amostras da água cntaminada. Foto: Hermogenes Repórter/Osorio Mil Grau

“O que estamos tentando descobrir é se cianobactéria está de fato produzindo toxinas”, informou. Mas, alerta às pessoas para que não tomem banho naquelas águas.

O baixo nível da água, a temperatura ideal e matéria orgânica, podem ter influenciado para a ocorrência do fenômeno. A água que começou a ficar esverdeada, agora apresenta uma coloração azulada.

Massa gelatinosa azulada colhida na margem da lagoa, composta de fragmentos da cianobactéria formadora da floração. Foto: Hermogenes Repórter

Limpa-fossas

Já a prefeitura de Osório, também preocupada com o que está ocorrendo e procurando isentar a ETE de qualquer responsabilidade no que aconteceu,

A equipe da vigilância sanitária daquele município coletou material e água ainda no perímetro urbano de Osório, a pedido da Patram. A suspeita é de que a carga seja de caminhões limpa-fossa.

Com informações de Osorio Mil Grau 

 

 

Deixe uma resposta