Por que o leitor não importa mais para os jornalistas?

Interessante como a pergunta que nos fazíamos nos “velhos tempos da Coojornal” continua atual: Os profissionais serão capazes de construir uma alternativa?
A imprensa empresarial convencional continua a mesma. Justificou arbítrio em outros tempos, hoje justifica o desemprego.
É uma situação que não vai mudar com críticas, com bla, bla, bla. Mas com ações concretas, com os profissionais que se dispuserem a se organizar e produzir uma nova imprensa.
O novo não surge de cabeças iluminadas, surge da estrutura nova.
Todos os jornais dizem que vivem para o leitor, o leitor é o seu senhor. Mas o leitor hoje para os jornalistas não tem nenhuma importância.
Os jornalistas é que são importantes hoje. São estrelas, celebridades, um pobre leitor se intimida perto deles.
Importante para o jornalista é a autoridade, o grande empresário, o figurão. Ele tem claro que esse é o sujeito que o sustenta, não o leitor. O leitor está vendido nesta parada.
[sh_poll poll_id=”4393497″ template_id=”1″]

2 comentários em “Por que o leitor não importa mais para os jornalistas?”

  1. É verdade Elmar. Só que o “leitor” de hoje lê no máximo um quadradinho do twiter ou uma pequena postagem no facebook. Não se lê mais “nestepaíz”. Não existem mais jornais, aqueles tablóides que a gente gosta (ou gostava) de abrir e ler toda manhã. As editoras quebraram, faliram. Não se fazem mais bicudos, cabans, janers cristaldos, stanislaws, e por aí vai. Infelizmente estamos vivendo a era da mediocridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *