Prefeitura inicia mapeamento dos artistas de rua de Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre deu início ao mapeamento dos artistas de rua da capital. No site da Secretaria Municipal de Cultura já está disponível um formulário para os artistas. Entre os 26 itens, o cadastro solicita informações pessoais, como nome, RG, CPF, região onde reside e informações profissionais, como a manifestação artística a que se dedica, o tempo de carreira e se já foi beneficiado por sistemas de fomento, como o Fumproarte.
A proposta havia sido apresentada pela Prefeitura em duas reuniões com representantes dos artistas no começo de março. Inicialmente, a proposta foi chamada de Banco de Talentos Artísticos, nome que foi abandonado posteriormente.
Segundo o coordenador de Artes Cênicas da Secretaria Municipal de Cultura, Fernando Zugno, a ideia é construir uma ponte, aproximando artistas e Secretaria. “Queremos conhecer os artistas, saber quem são e onde atuam, para poder pensar em trabalhos conjuntos e até mesmo assessorá-los quando estiverem trabalhando de forma independente”, afirma Zugno.
Zugno explica que o levantamento destas informações é um primeiro passo. Além do formulário virtual, a Secretaria de Cultura deve ir às ruas oferecer a possibilidade aos artistas que não tenham acesso à internet. O mapeamento deve funcionar em caráter permanente, para se manter atualizado.
Para Fábio Cunha, presidente do Sated RS (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões), a proposta da Prefeitura assusta os artistas. “Desde o início fomos contrários ao cadastramento, mesmo sendo chamado de mapeamento. O poder público tem que saber quantos espetáculos foram realizados, não ter meu RG e CPF. A proposta dos artistas desde a gestão passada é uma agenda cultural”, defendeu.
Cunha teme que o processo possa prejudicar os artistas que não se cadastrarem. “No fundo no fundo eles querem que de alguma forma passe pela Prefeitura algum tipo de autorização”, afirmou.
O coordenador de Artes Cênicas da Prefeitura nega que o processo possa funcionar de forma restritiva. “Não muda nada para quem não quiser se cadastrar. Não queremos restringir, queremos ser o mais abrangente possível. Se a gente perceber que está prejudicando alguém, a gente vai modificar.”
Site está em desenvolvimento na Procempa
Na Prefeitura, quem está tocando este projeto são Fernando Zugno e o coordenador da Usina do Gasômetro, Luiz Armando Capra Filho. Segundo Capra, o formulário que está no site é um modelo para testes, mas já está em funcionamento. Está em desenvolvimento na Procempa o piloto de um site, com o mapa e a agenda das apresentações dos artistas de rua pela cidade. Para Capra, este mapeamento pode servir de modelo para outras iniciativas da Prefeitura, como um mapeamento de obras de arte públicas, por exemplo.
Um modelo usado como referência é o do site Artistas na Rua, de São Paulo, que serviu como ponto inicial da discussão de um modelo de agenda cultural. A sugestão foi apresentada pelos artistas em uma das reuniões. Nesta plataforma, as informações passadas pelos próprios artistas alimentam o site, que apresenta perfis dos artistas, mapa e agenda das apresentações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *