SERVIÇO / COMO E ONDE DOAR MEDULA

A Lei Pietro institui a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, de 14 a 21 de dezembro.
Suas atividades devem incentivar a doação e cadastrar os voluntários no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Hoje, há 2.400 pessoas no Brasil procurando doadores. Com apenas 300 mil candidatos à doação já cadastrados, a busca por compatibilidade é sempre difícil – as chances são de um para cada 100 mil.
A leucemia mielóide foi descrita pela primeira vez em 1829 por um médico francês. Apesar de quase dois séculos de pesquisas ninguém consegue saber qual sua origem.
A proposta aprovada pela Câmara está no Senado, onde já é uma causa célebre. O presidente José Sarney recebeu o texto das mãos do deputado pai, numa cerimônia transmitida pela TV, prometendo desta vez aprovação rápida. De lá, o texto seguirá para assinatura de Lula.
O Rio Grande do Sul é o estado que tem maior índice de incidência de leucemia, 8,32 casos em 100 mil – logo, será o maior beneficiário da medida.
O transplante é indicado também para pacientes que sofrem de linfomas, anemias graves, imunodeficiências congênitas e outras 70 doenças dos sistemas sangüíneo e imunológico.
Como a diversidade genética do país é grande é necessário que o cadastro reflita isso. Por exemplo: serão necessários 300 mil gaúchos nos bancos de doação, distribuídos nas diferentes regiões, para se chegar um doador compatível.
COMO SE CADASTRAR
O procedimento é simples. Basta ir a um banco de sangue, levando a RG.
O cadastrado ficará numa lista e poderá ser chamado se e quando necessário. É raro que isto aconteça – como só um em cada 100 mil é compatível, o mesmo vale para o doador.
COMO DOAR
O processo é indolor. Ao contrário do que muita gente pensa, não é mais preciso punção na coluna para retirar o material. Basta tirar sangue de uma veia do braço.
ONDE DOAR EM PORTO ALEGRE
Hemocentro do Rio Grande do Sul
Avenida Bento Gonçalves, 3.722, Partenon.
De segunda a quinta, das 8 às 16.
Agendamento pelo telefone 3336-2843.
Hospital de Clínicas
Rua São Manoel, 543
É no Posto de Saúde, com entrada nos fundos do hospital.
De segunda a sexta, das 8 às 17.
Agendamento pelo telefone 2101.8504.
Santa Casa
Av. Independência, n.° 155.
De segunda a quinta das 8 às 12 e 14 às 16.
Agendamento pelo telefone 3214-8670.

0 comentário em “SERVIÇO / COMO E ONDE DOAR MEDULA”

  1. Tenho dúvidas,… a pessoa quando doa medula, precisa de descanso/ repouso, ou pode após a doação continuar a vida normalmente, dirigir veículos, trabalhar ,… ??????

  2. Fiz a coleta a alguns anos e gostaria de saber se realmente estou no cadastro dos possíveis doadores, como e onde posso obter essa informação ???
    Até porque preciso atualizar alguns dados.
    Grata

  3. BOA NOITE!
    INFELIZMENTE NO ANO PASSADO FIZ UMA CAMPANHA EM NOSSO CONDOMÍNIO PEDINDO PARA AS PESSOAS IREM SE CADASTRAR, QUANDO A UNIDADE MÓVEL ESTAVA NA BORGES DE MEDEIROS EM PORTO ALEGRE.
    RESULTADO, NEM SEMPRE TINHAM PESSOAS PARA FAZER A COLETA, EM TORNO DO MEIO DIA… NINGUÉM PARA ESTE TRABALHO.
    E TAMBÉM NÃO PEDIRAM TELEFONE OU E-MAIL DESTAS PESSOAS QUE FORAM, COMO VÃO CONTATAR????
    O SERVIÇO ESTÁ A DESEJAR.
    NÃO TENHO MAIS IDADE PARA DOAR, ESTOU COM 59 ANOS.
    MAS TENHO TESTEMUNHAS QUE FORAM ATÉ O LOCAL E ESPERARAM BASTANTE TEMPO PARA SEREM ATENDIDOS, EM FUNÇÃO DE PESSOAL QUE NÃO ESTAVAM PRESENTES.
    ESPERO QUE MELHOREM O SERVIÇO EM UMA PRÓXIMA CAMPANHA.
    OBRIGADA PELA ATENÇÃO
    BOA NOITE
    NEIVA TONIELLO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *