Concertos pela internet nos 70 anos da OSPA

Foto Maí Yandara/Ascom

A OSPA está completando 70 anos com os concertos suspensos, entre as medidas para conter a pandemia. E convida para acessar seu canal no Youtube, onde estão as gravações completas de 20 apresentações de 2019. Tem Pink Floyd Sinfônico, Música de Games, a ópera Orfeu e Eurídice e dezenas de concertos da Série Pablo Komlós, apresentados na Casa da Ospa.

Confira: http://bit.ly/ospa_ytb2019

O primeiro concerto oficial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre foi dia 23 de março de 1950, no palco do Theatro São Pedro, sob regência do fundador e primeiro maestro e diretor artístico, o húngaro Pablo Komlós.  Interpretou obras de Carl Maria von Weber, Felix Mendelssohn-Bartholdy, Paulo Luís Vianna Guedes, Hector Berlioz e Ludwig van Beethoven.

Desde a estreia, a OSPA nunca parou. Tornou-se a orquestra mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta. Após a morte do maestro Pablo Komlós, em 1978, a OSPA teve como regentes titulares David Machado, Eleazar de Carvalho, Flávio Chamis, Tulio Belardi, Arlindo Teixeira, Cláudio Ribeiro, Ion Bressan, Isaac Karabtchevsky e Tiago Flores.

Em 2015, Evandro Matté assumiu a regência e a direção artística da orquestra. Em 2017, a OSPA finalmente conseguiu sua primeira sede própria, uma  área de 2,5 mil metros quadrados no Centro Administrativo do Estado (Caff) para a Ospa implantar a Sala de Ensaios, no ano seguinte  transformada na Sala de Concertos com 1.100 lugares – hoje Casa da Ospa.

Além da orquestra, a OSPA realiza projetos educativos, através da Escola de Música da OSPA, e mantém um Coro Sinfônico, regido pelo maestro Manfredo Schmiedt.

Deixe uma resposta