Curso de Cultura Fotográfica começa sábado, na ARI

A Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (ARFOC) e a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) promovem  um curso de  Cultura Fotográfica, com início dia 19 de outubro. Inscrições em http://www.ari.org.br/cursos/curso-cultura-fotografica/
Diferente dos cursos de fotografia orientados para as questões técnicas, o programa foca nos aspectos subjetivos da captação da imagem, enfatizando a sensibilidade na observação, o processo criativo e o contexto estético e documental.
O objetivo é difundir a compreensão da fotografia como expressão cultural, a partir da percepção de sua evolução histórica e de suas relações orgânicas com os campos das artes e da comunicação, para fomentar a autonomia dos participantes em seu exercício concreto, por meio do estímulo à investigação e ao desenvolvimento de suas próprias narrativas visuais.
A primeira edição do curso ocorrerá entre os dias 19 e 26 de outubro, compreendendo cinco aulas teóricas interativas, no auditório da ARI, e duas atividades de campo no Centro Histórico de Porto Alegre.
Informações de local e horários
Data: 19 a 26 de outubro
Local: Auditório da Associação Riograndense de Imprensa
Av. Borges de Medeiros, 915, 8º andar. Centro Histórico de Porto Alegre
E-mail: ari@ari.org.br
Fone: 3211-1555
www.ari.org.br
Programa do I Curso de Cultura Fotográfica
Sábado, 19/10 – 15h a 17h: atividade de campo no Centro Histórico;
Segunda, 21 – 19h a 21h30: primeira aula – O Olhar;
Terça, 22 – 19h a 21h30: segunda aula – Os Fotógrafos;
Quarta, 23 – 19h a 21h30: terceira aula – Luz e espaço-tempo;
Quinta, 24 – 19h a 21h30: quarta aula – Fotografia analógica;
Sexta, 25 – 19h a 21h30: Oficina de composição e criação;
Sábado, 26/10 – 15h a 17h: atividade de campo no Centro Histórico;
Investimento: R$ 350,00. Estudantes e Sócios da ARFOC e ARI têm desconto de 20%.
Ministrantes do I Curso de Cultura Fotográfica
Claudio Santana
Fotógrafo, artista visual e produtor cultural. Bacharel em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS. Coordenou o Inventário dos Personagens do Centro de Porto Alegre, projeto selecionado pela UNESCO. Coordenou ainda o Seminário Internacional La Machinerie de l’Art – Escola de Artes França-Brasil, em Porto Alegre. Foi artista convidado para a exposição fotográfica internacional Le Lieu, Le sujet – O Lugar, O Sujeito, Porto Alegre e Paris, 2009.  Atuou como produtor executivo da Fundacine – Fundação Cinema RS. Coordenou e produziu o documentário Terra dos Gaúchos, em parceria com a EMBRATUR e Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul. Foi fundador e diretor do Núcleo de Economia Criativa de Porto Alegre. Dirigiu e produziu o documentário curta-metragem Parte de Mim, sobre a artista visual Maria Inês Rodrigues. Membro associado da instituição cultural Latitudes Contemporaines, França.
Alfonso Abraham
Fotojornalista radicado no Brasil, nasceu em Barcelona há 66 anos e por mais de 35 anos trabalhou na imprensa. Bacharel em Tecnologia do Meio Ambiente. Fotógrafou para os jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Correio do Povo e Zero Hora, entre outros; fundou a Diafragma, primeira agência fotográfica do sul do país; fotografou também para a agência inglesa Keystone. foi chefe do Departamento de Fotografia do Palácio Piratini e da Assembleia Legislativa do RS. Iniciou sua trajetória profissional com o pai, José Abraham, detentor de mais de 20 prêmios de jornalismo. Nos últimos 20 anos dedica-se a ensaios fotográficos e à formação de um banco de imagens do Rio Grande do Sul, com acervo de mais de 10.000 imagens. Realizou várias exposições, entre elas no Memorial do Rio Grande do Sul, no Museu de Arte de Santa Maria e no Instituto Histórico e Geográfico do RS. Vencedor de três prêmios ARI de fotojornalismo. Pesquisador em História da Arte, acadêmico em Escrita Criativa pela PUCRS.

Deixe uma resposta