Exposição internacional liderada por Clara Pechansky inaugura no dia 1º de julho

Neste ano, o projeto criado em 2003 por Clara Pechansky terá lançamento no dia 1º de julho, com o catálogo MINIARTE VERDADE VIRTUAL, pelo site www.miniartex.org. A partir desta quarta-feira, 24 de junho, o público já pôde assistir um vídeo mostrando uma prévia do catálogo nas redes sociais da artista no Instagram e no Facebook.

Cerca de 400 artistas de 12 países responderam à convocatória, formando um mosaico colorido e mostrando a diversidade da arte produzida na Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Itália, Espanha, Estados Unidos, México, Portugal e Taiwan.

O catálogo completo da MINIARTE VERDADE VIRTUAL tem design e produção gráfica de Liana Timm, que também é a Artista do Ano da exposição. São 50 páginas mostrando obras de arte e textos produzidos por artistas visuais, escritores e poetas, entre os meses de março e junho de 2020.

A apresentação do catálogo é assinada por Clara em português, espanhol e inglês, e traz notas biográficas de Liana Timm e dos homenageados de honra: Paula Goldstein, designer de iluminação da Disney, e Bruce Buckley, designer de animação em 3D, ambos norte-americanos.

A MINIARTE INTERNACIONAL também representa no Brasil as entidades Arte Sin Fronteras (Colômbia), Mai-Colombia Internacional, OMAI México e Arte México Internacional.

O Projeto MINIARTE INTERNACIONAL (www.miniartex.org) já produziu 37 edições que viajaram pelos 5 continentes. Sempre organizadas por artistas independentes e ocupando espaços públicos, essas edições compreendem 13 coleções que podem ser visitadas tanto no site da Miniarte quanto na Plataforma Flickr no link: https://bit.ly/3am3sgp.

Mais de 1500 artistas já participaram de diferentes edições, cada uma com um tema específico, na Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Holanda, Inglaterra, Irlanda do Norte, México, Estados Unidos.

A MINIARTE já foi exibida em vários estados brasileiros, a convite de universidades, museus e galerias oficiais.

Sobre Clara Pechansky

Nascida em Pelotas, RS, em 1936, vive e trabalha em Porto Alegre. Possui uma longa trajetória profissional, com mais de 60 exposições individuais e participações em Salões, Bienais, Trienais e coletivas que lhe valeram reconhecimento internacional.

Atualmente coordena as mostras CLARA PECHANSKY Y SUS AMIGAS, expostas no México e no Brasil. Fundou o Projeto Miniarte Internacional em 2003, e após 37 edições mostradas em galerias e museus dos 5 continentes, está inaugurando em 2020 a MINIARTE VERDADE VIRTUAL.

Sobre Liana Timm

Artista multimídia, arquiteta, poeta e designer. Vive em Porto Alegre com atelier em permanente ebulição.

Sua produção mescla manualidade e tecnologia, conceito e materialidade, história e contemporaneidade. Transita pelas artes visuais, pela literatura, pelas artes cênicas e pela música.

Realizou 74 exposições individuais, 32 shows musicais, publicou 54 livros, sendo 16 individuais de poesia. Recebeu 15 prêmios e desenvolve produções culturais e projetos editorias através da TERRITÓRIO DAS ARTES.

Sobre Paula Goldstein

É artista visual multipremiada. Nascida na Filadélfia, é Bacharel em Artes e Mestre em Design Gráfico.

Estudou Pintura em Roma, e iniciou sua carreira como Designer Gráfica de Animação e Diretora de Arte em Nova York, na NBC Universal, tendo recebido diversos Emmy Awards pelo seu trabalho na TV.

Nos últimos 14 anos Paula vem sendo uma Disney Feature Animation, recebendo vários Oscars técnicos da Academy Awards. Vive em Los Angeles com seu marido Bruce.

Sobre Bruce Buckley

Nascido no Canadá, é desenhista de animação especializado em modelagem em 3D, tendo criado personagens famosos para diretores importantes, como Steven Spielberg.

Artista Modelador Líder em 3D, criou para a Disney O Dinossauro. Nos últimos 20 anos vem trabalhando como modeling/texture artist, 3D designer, Concept Artist e Supervisor de Computação Gráfica para diversos filmes, tanto em animação 3D quanto em efeitos visuais. Também se dedica à escultura e à fotografia.

Algumas obras:

Obra de Clara Pechansky / Foto: Divulgação
Obra de Alejandra Rivera- Colômbia / Divulgação
Paula Goldstein Truth Def / Divulgação
Obra de Lina Lopez / Divulgação- Colômbia
Ana Isabel Lovatto / Brasil / Divulgação

 

Deixe uma resposta