Tour Virtual conta a história do casarão sede da Pinacoteca Ruben Berta

Escavação arqueológica, 2º semestre de 2007 foto Alberto T. Oliveira/ Divulgação
A Coordenação de Artes Plásticas (CAP) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus celebrado nessa terça-feira,  dia 18 de maio, programou uma série de postagens nas redes sociais da CAP. Nos posts, imagens fotográficas e pesquisas historiográficas do novo Memorial Pinacoteca Ruben Berta, que foi viabilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, e que será aberto ao público após o relaxamento das medidas de distanciamento social, necessárias frente à pandemia do novo coronavírus. As postagens iniciam na segunda-feira,18, na página da Coordenação de Artes Plásticas no Facebook e no perfil do Instagram.
Memorial Pinacoteca Ruben Berta – Se a memória funciona como um teatro vivo do passado, o cenário deste teatro pode ser o local onde se viveu, seja uma paisagem natural, urbana ou mesmo uma casa. E uma casa preservada por muitos e muitos anos ativa as memórias de quem nela viveu, além de alimentar a imaginação dos que a visitam pela primeira vez. Partindo desta ideia em breve será inaugurado o memorial com antigas fotografias, informações históricas, objetos de uso cotidiano e peças arqueológicas localizadas em escavações no antigo casarão da Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico).
A bela edificação de fachada eclética e planta baixa característica da arquitetura luso-brasileira remonta ao século XIX, já aparecendo registrada num mapa de 1839. Foi sucessivamente residência de diversas famílias – os Silva Guerra, os Saibro Pinto e os Bezzera, até que a partir de 1945 virou sede do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, instituição que ali permaneceu instalada até 1974. Neste tempo, o que era sala de jantar passou a receber as Sessões do Pleno do Tribunal. Outra sala, a de estar, passou a ser ocupada pela Presidência do TRE, os quartos no sótão viraram escritórios e o porão se transformou numa marcenaria para a confecção de urnas eleitorais. Por fim, o pátio perdeu o chafariz, recebendo o almoxarifado, os fichários com os dados dos eleitores e a sala do cafezinho dos funcionários.
As memórias dos antigos funcionários do TRE e dos descendentes da família Bezerra – crianças quando habitaram a casa nos anos 1940 – ficam atiçadas, os corações aceleram e os olhos brilham a cada visita ao casarão. Após muitos anos abandonado e praticamente transformado em ruínas na década de 1990, voltou a se destacar na paisagem urbana após uma cuidadosa restauração promovida pelo Programa Monumenta. Desde o tombamento como patrimônio histórico e com a transformação da casa, em 2013, em sede da Pinacoteca – adquiriu novo estatuto de espaço para uso coletivo, recebendo exposições de artes visuais, recitais de música erudita, visitas de escolas, palestras e cursos. Desta forma foram atraídos diferentes públicos e olhares sempre curiosos sobre aqueles cômodos que já abrigaram tantas histórias, encontros, festas e amores.
 
Dia Internacional dos Museus – Memorial Pinacoteca Ruben Berta
Instagram: @artesplasticaspoa
Facebook: Coordenação de Artes Plásticas (http://www.facebook.com/artesplasticaspoa)
Pinacoteca Ruben Berta – Rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico – Porto Alegre

Deixe uma resposta