França revoga decreto que autorizava o uso da cloroquina no tratamento da Covid

No Brasil, o governo ainda insiste na orientação para o uso da cloroquina

O decreto que permitiu o uso da hidroxicloroquina no combate ao Covid-19 na França foi revogado, por um novo decreto publicado nesta quarta-feira, 27 de maio.

A medida se baseia num parecer emitido no dia anterior pelo Conselho Superior de Saúde Pública (HCSP) e foi tomada pelo Ministro da Saúde, Olivier Véran.

A suspensão é “para analisar as regras depreciativas para a prescrição de hidroxicloroquina na luta contra o Covid-19”.

Essa opinião desfavorável foi acompanhada de uma recomendação com o mesmo efeito publicada terça-feira pela Agência Nacional de Segurança de Medicamentos e Produtos de Saúde (ANSM).

O parecer do HCSP ocorreu após a publicação na revista científica The Lancet  de um estudo retrospectivo que demonstrou maior mortalidade em pacientes hospitalizados pelo Covid-19 e que receberam cloroquina e hidroxicloroquina, bem como arritmias cardíacas.

O HCSP considerou que esses elementos, além de outros estudos disponíveis, dados de farmacovigilância e opiniões negativas de outras autoridades de saúde no exterior, justificaram “não usar hidroxicloroquina isoladamente ou em combinação com um macrólido,  para o tratamento de Covid-19 em pacientes, ambulatoriais ou hospitalizados, qualquer que seja o nível de gravidade ” .

Em relação aos ensaios clínicos destinados a avaliar sua eficácia e segurança no uso contra o novo coronavírus, ele é da opinião “para reavaliar a relação benefício / risco desse medicamento em estudos atuais e futuros” .

(Com informações do Le Monde)

Deixe uma resposta