Bilionários que apoiam Trump financiam campanha contra o confinamento

Grupo de bilionários lidera campanha pelo fim do confinamento. Foto: Guardian

“Uma poderosa coalizão conservadora”. Assim o Guardian definiu o grupo de apoiadores do governo Trump que está arrecadando US $ 5 milhões para aplicar em “novos esforços publicitários – online, rádio e imprensa” – para defender a reabertura imediata das atividades econômicas.

O movimento tem apoio um grupo de médicos e além da retomada das atividades pede redução de de impostos e corte dos “gastos pandêmicos”, para movimentar os negócios.

A coalizão Save Our Country (SOC), lançada em abril, é integrada por grupos de direita, como FreedomWorks Foundation, Tea Party Patriots e Conselho de Intercâmbio Legislativo Americano (Alec). Teria no total 200 membros, segundo relato do Guardian.

As autoridades de saúde pública se mantém cautelosas quanto a relaxar as medidas de contenção e liberar as atividades nos estados.

A epidemia já custou mais de 100 mil vidas aos Estados Unidos e o risco de que uma abertura precipitada resulte numa segunda onda, “ainda mais devatadadora”, é apontado por especialistas do mundo inteiro.

Os defensores da abertura, no entanto, já estão em campo.

Segundo o Guardian, os Patriots do Tea Party, em entrevistas de rádio e TV,  estimulam a mobilização “de médicos que pedem aos Estados que se movam mais rapidamente”.

A líder do Tea Party, Jenny Beth Martin, ouvida pelo Guardian, disse que o grupo tem cerca de 800 membros e sua missão é “educar o público americano sobre os efeitos colaterais não desejados” do isolamento.

Martin disse que 800 médicos assinaram uma carta em maio a Donald Trump, que considerou os bloqueios um evento de “vítimas em massa”, causando depressão e outros males, e instou Trump a encerrar o “fechamento nacional”.

A Dra. Simone Gold, de Los Angeles, disse à AP que “não havia base científica com a qual o americano comum deveria se preocupar”. Covid-19 – algo que minimiza todas as evidências médicas sobre os riscos da pandemia.

Gold também usou o rádio para falar da hidroxicloroquina, um medicamento anti-malária – com que Trump espera bloquear o Covid-19 – apesar das crescentes evidências científicas que traz grandes riscos à saúde.

Jerry Taylor, um especialista ouvido pelo Guardian disse que “os atores políticos envolvidos com esses grupos estão unidos em dois pontos”:

1) são hostis à ciência dominante, que eles consideram uma conspiração esquerdista conspiratória para destruir o capitalismo de mercado livre;

2) tem uma compreensão superficial da economia. “A reabertura total da economia não produzirá uma recuperação econômica até que o coronavírus seja contido e possa permanecer contido ”, afirmou ele.

 

Deixe uma resposta