Pacote de ajuda dos EUA incluiu cloroquina a pedido do governo brasileiro

Bolsonaro chegou a dizer que "cloroquina não tem efeitos colaterais"

O embaixador dos Estados Unidos,  Todd Chappman, disse em entrevista à rádio Gaúcha nesta manhã de quarta-feira, 4, que o lote de hidroxicloroquina incluído no pacote da ajuda americana ao combate da codiv 19 no Brasil, atendeu a “um pedido do governo brasileiro”.

Segundo a embaixada americana, já foram entregues 2 milhões de doses do medicamento ao ministério da Saúde, além de respiradores, outros equipamentos e doações para institutos de pesquisas, num total que chega a 12,5 milhões de dólares.

O uso da hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19 vem sendo questionado cada vez mais pelas autoridades médicas no mundo inteiro, pela falta de comprovação da eficácia e pelos efeitos colaterais, que podem levar à morte.

Mesmo nos Estados Unidos há pressão da área médica para que sejam revisadas as regras que indicam o uso do medicamento em pacientes contaminados pelo novo coronavirus.

O governo Trump, no entanto, se mantém irredutível na defesa da cloroquina, no que é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro.

Deixe uma resposta