Pesquisa mostra que 64% desaprovam comportamento de Bolsonaro diante da crise

Os presidentes da República, Jair Bolsonaro e do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, fazem declaração à imprensa no Planalto

Uma pesquisa da consultoria Atlas Político, feita entre 16 e 18 de março, mostra o desgaste do presidente Jair Bolsonaro nas últimas semanas.

O Atlas Político faz pesquisas online, em tempo real.

Em fevereiro, seu levantamento apontava que o presidente seria capaz de se reeleger em qualquer cenário.

Agora mostra que 64% dos entrevistados reprovam a forma como Bolsonaro se comporta frente à crise da Covid-19.

Quanto à expectativa sobre o desempenho da economia,  no levantamento anterior o percentual dos que esperavam melhoria na situação econômica era de 50,5%. Os que achavam que vai piorar eram 28,3%.

Agora, 49,7% acreditam que ela vai piorar e os que prevêem melhora cairam para 31,6%.

O número dos que apoiam uma deposição do presidente chega a 44,8%. Na pesquisa de 9 de fevereiro eram 38,1%, quase 7% de crescimento em pouco mais de um mês.

A pesquisa entrevistou 2.000 pessoas entre os dias 16 e 18 de março, por meio de questionários randômicos respondidos pela Internet e calibrados por um algorítimo. Tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%.

“Nossa última pesquisa mostrava todos os indicadores de otimismo e confiança melhorando. Neste momento, o humor mudou em relação a tudo”, explica o cientista político Andrei Roman, criador do Atlas Político.

Segundo os dados, 41% dos entrevistados consideram o Governo Bolsonaro ruim ou péssimo.

O número dos que acreditam que sua gestão é regular é de 33%, e os que a consideram ótima ou boa são 26%.

“A expectativa sobre a economia levou o maior tombo. Mas o otimismo em relação à criminalidade e à corrupção caiu também”, explica Roman.  Em fevereiro, por exemplo, era de 43,8% o percentual dos que acreditavam que a criminarlidade estã aumentando.  Agora, são 52,4%.

Quanto à  corrupção, em fevereiro, era de 39,2% o percentual dos que acreditam que ela está mais elevada. Agora são 46,6% os que tem sensação de os crimes de colarinho branco estão crescendo.

Quanto ao enfrentamento do coronavirus, embora 96% afirmem não ter ninguém de suas relações contaminado, chega a 80% o percentual dos que consideram que o sistema de saúde no país não está preparado para enfrentar a pandemia e 73% tem expectativa de que a situação vai piorar.

Impeachment

Para o cientista político autor da pesquisa, os dados relacionados ao impeachment captados pelo levantamento mostram que a adesão inicial ocorre entre os que já avaliavam mal o Governo.

“Para esse grupo, essa crise parece ter sido a gota d’água. Mas também é possível que seja um pouco de comportamento estratégico. Que esses eleitores opostos a Bolsonaro sintam o enfraquecimento dele, então tenham decidido aderir ao impeachment”, explica.

(Com informações do El País)

 

 

Deixe uma resposta