Recado da China aos Estados Unidos: “Parem de interferir na Venezuela”

Nicolás Maduro ao lado de Xi Jinping na visita que fez à China em setembro de 2018. Foto: Xinhua

A China pediu que os Estados Unidos “obedeçam à Carta da ONU e às normas básicas que governam as relações internacionais e parem de interferir nos assuntos internos da Venezuela”.

A advertência foi feita pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying.

Hua fez as observações numa entrevista coletiva ao responder sobre a decisão do Departamento de Justiça dos EUA, anunciada  na semana passada,  de processar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro e seus auxiliares, por  narcoterrorismo.

O Departamento de Estado dos EUA ofereceu uma recompensa de até US$ 15 milhões para informações que levem à detenção ou condenação de Maduro.

“A Venezuela é um país soberano e independente”, disse Hua.

“A China sempre se opõe à violação da soberania da Venezuela e à interferência nos assuntos internos do país por qualquer força externa e sob qualquer pretexto, e está firmemente contrária às sanções unilaterais ilegais.”

“A China pede que todas as partes deem prioridade ao bem-estar do povo venezuelano, se encontrem no meio do caminho, façam mais para salvaguardar a estabilidade na Venezuela e na região, e promovam a solução pacífica da questão venezuelana”, acrescentou Hua.

A China, que mantém acordos com a Venezuela desde a ascensão de Hugo Chavez, é o maior credor do país sul-americano, com investimentos que chegam a 50 bilhões de dólares.

Em setembro de 2018,  Maduro foi à China em visita oficial, recebido com honras de chefe de Estado. Perante o mausoléu de Mao Tsé-Tung (1893-1976), o fundador de República Popular da China, Maduro disse que “a China é nossa irmã mais velha”.

O ditador venezuelano foi em busca de uma nova linha de crédito de mais US$ 5 bilhões e a extensão de prazo para o pagamento de juros da dívida.

“Graças à sólida relação Venezuela-China, hoje a Venezuela está de pé, está batalhando e está em melhores circunstâncias do que jamais esteve”, disse  Maduro na ocasião.

Durante a reunião com o presidente chinês Xi Jinping e outras autoridades, os dois países assinaram memorandos sobre a cooperação para criação de uma rota de comércio para conectar por mar e terra Ásia, Oriente Médio, Europa, África e Américas.

Maduro assinou 28 acordos de cooperação nas áreas de energia e mineração.  A China tem grande interesse no petróleo venezuelano.

(Com informações da Xinhua News)

Um comentário em “Recado da China aos Estados Unidos: “Parem de interferir na Venezuela””

  1. Qualquer um, seja governo, seja partido político, seja sindicato, seja pessoa física, seja país, seja mendigo, seja rico, seja pobre, enfim, qualquer um que defenda o governo venezuelano, é um desgraçado que merece morrer de fome, de sêde, doente e desamparado, para sentir na pele o que hoje sente a população venezuelana.

Deixe uma resposta