Entre 13 e 29 de maio, Porto Alegre vai respirar cinema: além de mais de 100 filmes entre longas e curtas-metragens provenientes de mais de 25 países, a programação inclui cursos, debates e mostra de cinema itinerante gratuitos.
É a décima segunda edição do Fantaspoa, o Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre.
Entre os filmes destacam-se 49 longas-metragens que serão exibidos pela primeira vez no Brasil.
Desses, cinco terão sua primeira exibição pública no mundo, 25 estarão em première latino-americana e 19 em première brasileira.
São três os homenageados do festival.
O ator espanhol Antonio Mayans, com mais de 150 filmes em sua carreira. O diretor inglês Brian Trenchard-Smith, figura importante para a recentemente redescoberta e cultuada filmografia australiana de gênero.
O terceiro é o brasileiro Guilherme de Almeida Prado, que realizou alguns dos filmes de gênero mais criativos e premiados do Brasil. Todos estarão presentes no evento e participarão de sessões comentadas com o público após as sessões. Antonio Mayans ministrará curso de atuação gratuito.
O espanhol Luis de la Madrid, responsável pela montagem de filmes como “A Espinha do Diabo”, de Guillermo del Toro, e “O Operário”, atuado por Christian Bale, estará presente no evento.
Além de apresentar “A Espinha do Diabo” e conversar com o público após a sessão, ministrará um curso de edição oferecido gratuitamente.
Além disso, será oferecido um curso teórico, também gratuito, intitulado Aspectos Históricos do Horror Cinematográfico Moderno e Contemporâneo, ministrado por Hernani Heffner, Curador Adjunto e Conservador-Chefe da Cinemateca do MAM-RJ.
O músico italiano Vince Tempera realizará um concerto no Santander Cultural, mesclando trilhas de filmes de sua autoria e de outros mestres, além de contar histórias sobre a Era de Ouro do cinema italiano.
No Instituto Goethe de Porto Alegre, será realizada a tradicional sessão musicada com o clássico “As Mãos de Orlac”, de Robert Wiene, musicado ao vivo pelo multi-instrumentista Diego Poloni, que já tocou em projetos de diversos gêneros musicais, como punk (Campbell Trio), música brasileira (Apanhador Só) e música livre instrumental (Trompa).
Além das salas Cine Santander Cultural e CineBancários, o novo Cine Capitólio integrará este ano a programação do XII Fantaspoa.
Na nova sala do prédio recém-remodelado serão exibidos seis longas-metragens de gênero brasileiros, passeando por diferentes épocas da história do cinema nacional.
Serão apresentados os filmes “Espelho da Carne”, de Antonio Carlos da Fontoura; “Fica Comigo esta Noite”, de João Falcão; “Finis Hominis”, de José Mojica Marins; “A Hora Mágica” e “Perfume de Gardênia”, de Guilherme de Almeida Prado; e “Prata Palomares”, de André Faria.
As sessões serão comentadas por integrantes das equipes de realização dos longas-metragens e/ou especialistas em cinema de gênero.
O Fantaspoa também apresentará dois longas-metragens em que assina a produção: “Kryptonita”, de Nicanor Loreti e que será exibido na abertura do festival; e “FantastiCozzi”, de Felipe M. Guerra, que conta a história do cultuado diretor italiano Luigi Cozzi, que estará presente com Guerra na exibição e conversará com o público após a exibição.
(Da redação, com Acessoria)
XIIFantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre
De 13 a 29 de maio em Porto Alegre
Nas salas CineBancários, Cine Santander Cultural, Cinema Capitólio
Ingressos ao preço único de: R$10,00
Mais de 100 filmes de 25 países no festival de cinema fantástico
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário