Chile

 A expansão constante nas últimas duas décadas deu ao Chile a maior classe média e uma das menores taxas de pobreza da região. Mas a alta desigualdade permaneceu praticamente a mesma, de acordo com o Banco Mundial.

Os manifestantes reclamam da educação privada e da assistência médica caras, do aumento do custo do serviço público e da redução das aposentadorias. Em junho, o preço da eletricidade subiu 10%.

“Há mais de uma década, estudos alertam para a crescente frustração com as condições de vida no Chile”, disse ao WP Jorge Contesse, professor de direito da Universidade Rutgers. “Ainda nos dizem que isso era imprevisível”.

“O Chile é governado por uma constituição que foi criada sob a ditadura e que – apesar de reformas significativas – deixou a infraestrutura política e jurídica fundamental inalterada e sem resposta às demandas de milhares, senão milhões, de chilenos.”

“A raiva que mantém as pessoas nas ruas é contra um modelo que privatiza e lucra com todos os aspectos de nossa vida”, twittou Emilia Schneider , chefe da Federação de Estudantes da Universidade do Chile. “O aumento das passagens foi a gota que derramou o copo.”

Tudo começou com estudantes universitários, que invadiram as estações de metrô na semana passada sem pagar, cantaram slogans e paredes pintadas com spray. Os protestos continuam a ser dominados por estudantes do ensino médio e superior, mas chilenos de todas as idades, trabalhadores e profissionais se uniram. Políticos da oposição também participaram.

causando violência “têm um nível de logística característico de uma organização criminosa”.

“Somos contra um inimigo poderoso que não respeita ninguém”, disse ele. “Isso está disposto a usar a violência sem limite, mesmo quando isso significa perda de vidas humanas.”

Ele distinguiu entre manifestantes radicais e aqueles que estavam nas ruas para exigir melhores condições de vida.

“Compartilhamos muitas de suas preocupações”, disse ele. “Peço que nos unamos nesta batalha que não podemos perder.”

Bachelet disse que qualquer estado de emergência “deve ser excepcional e enraizado na lei”.

“Há alegações perturbadoras de uso excessivo da força pelas forças de segurança e armadas, e também estou alarmado com relatos de que alguns detidos tiveram acesso negado a advogados, o que é seu direito, e que outros foram maltratados enquanto estavam detidos”, ela disse.

Ainda não era esperado que os protestos ameaçassem o poder de Pinera antes que seu mandato terminasse em 2022.

Como no Chile, manifestantes no Equador e na Argentina conseguiram forçar líderes a fazer concessões, o que, segundo analistas, provavelmente incentivará mais protestos. O crescente acesso às mídias sociais também ajudou a galvanizar movimentos.

Mas, por trás de tudo, dizem os analistas, existem expectativas não atendidas, pois o amplo crescimento durante o boom das commodities das décadas de 1990 e 2000 ficou estagnado na última década, à medida que os preços globais caíram, provocando frustração não apenas com os líderes políticos, mas também com toda a economia e economia. sistema democrático.

A taxa de crescimento anual do PIB da América Latina aumentou de 0,3% em 1990 para quase 6% em 2010, segundo o Banco Mundial. Mas, desde então, encolheu mais rápido que a média global, para 1,4% em 2018.

Enquanto isso, a confiança no sistema político chegou a um ponto mais baixo. O pesquisador Latinobarometro descobriu que menos de 25% da população da região está “satisfeita com a democracia em seu país”.

“Como a economia desacelerou na última década em todos os lugares da região, as pessoas não estão vendo suas vidas melhorarem tanto quanto esperavam e estão atacando seus governos e todo o sistema”, disse Winter.

Com a frustração crescente contra líderes de centro-direita no Chile, Equador e Argentina, ele previu um apoio crescente a esquerdistas.

“É como assistir a um peixe cair em volta da mesa”, disse Winter. Ninguém é realmente capaz de dar às pessoas o que elas querem, então elas elegem alguém do outro lado do espectro político.

“Ou é que as pessoas tenham expectativas irreais, ou que ninguém tenha aproveitado as reformas que realmente poderiam colocar a América Latina de volta no caminho do crescimento”, disse ele. “Eu acredito que é o último.”

(Do Washington Post)

Deixe um comentário