Idéia de implodir o Presídio Central esta banida

Uma nova perspectiva está sendo traçada para o sistema prisional. Muita gente começou a discutir o tema.
A Força Tarefa do Sistema Prisional, cuja primeira reunião ocorreu quarta-feira última da SSP-RS (Secretaria da Segurança Pública) deverá tratar de questões pontuais, cujas decisões, considerada a gravidade de cada uma, deverão ou não passar pela Casa Civil. O comando da dinâmica dos trabalhos era exercido pela governadora. Pelo número de membros do governo presentes na primeira reunião, no entorno de 18 pessoas essa força, parece-me tanto inchada. No entanto, com o andar da carreta, considerando temas de diferentes áreas que serão debatidos, creio que, em breve, serão formadas comissões para tratarem de assuntos que exigirem especialização. De qualquer forma, a Força Tarefa existe, já com sua burocracia formatada, e estará reunida todas as quarta-feiras.
Pela pauta dos trabalhos, apresentada pelo titular da SSP-RS, Edson de Oliveira Goularte, este humilde marquês observou que foi banida do planos do governo a desastrosa idéia de implodir, literalmente, o Presídio Central, o que chegou a ser anunciado, oficialmente, pelo Piratini de forma apressada e midíatica. Ao que parece, de plano, a Força Tarefa do Sistema Prisional não irá trabalhar com projeções mirabolantes.
Estrada
Um roubo de carga fracassou, na madrugada de ontem, depois que o caminhão assaltado, que transportava remédios, atolou numa estrada, em em Butiá, na região carbonífera, próximo a BR 290. Cinco criminosos armados renderam o motorista que trafegava no quilômetro 168 da rodovia. Os bandidos não conseguiram roubar a carga mas fugiram levando objetos pessoais da vítima.
Posto
Na madrugada de ontem, uma mulher e três homens armados renderam pacientes e funcionários de posto de saúde no bairro Timbaúva, em Monte Negro, para arrombar um caixa eletrônico. A quadrilha imobilizou um guarda municipal e trancou as pessoas que aguardavam atendimento numa sala. Os bandidos arrombaram com maçarico o caixa do banco Itaú que fica no saguão do prédio. Segundo a polícia, os criminosos não conseguiram pegar o dinheiro.
Mentiras
O Senado aprovou um projeto de lei que incrimina os acusados ou indiciados que mentirem ou negarem a verdade em depoimentos nas CPIs. Igual dispositivo legal deveria valer para os discursos de membros dos três poderes.
Concurso
O IGP (Instituto-Geral de Perícias) neste domingo concurso que estará ofertando 133 vagas em vários municípios do RS, para cargos de nível médio e superior.
Traficante
Agentes da 15ª DP apreenderam, na manhã de ontem, 24 pedras de crack e uma porção de maconha em uma casa localizada no beco 76, Vila Bom Jesus, em Porto Alegre. coordenados pelo delegado Omar Sena Abud, Na residência foi preso um homem de 41 anos de idade, que apresentava antecedentes por tráfico. A ação foi coordenada pelo delegado Omar Sena Abud.
Sensação
A Secretaria da Segurança Pública realizou, das 8h de quarta-feira às 8h de ontem, a chamada Operação Sensação. Ao todo, foram presas 23 pessoas, entre elas um foragido, e apreeendidas cinco armas. Na ação, foram mobilizados de 1.546 servidores e 463 viaturas.
Ladrões de DP
A Polícia Civil prendeu 12 pessoas no Litoral Norte do Estado nesta quinta-feira. Inicialmente, agentes da DP de Pinhal detiveram cinco homens, capturados na localidade de Túnel Verde. O grupo era suspeito de estar de posse de 13 armas furtadas da DP de Cidreira, em 25 de julho. Duas delas foram recuperadas. Entre os detidos, quatro eram foragidos e um possuía mandado de prisão preventiva. Segundo o delegado Inácio Loyola, na seqüência das investigações houve a prisão de mais sete bandidos.
Retirada
Na reunião realizada na manhã de quarta-feira última, na Casa Civil do Piratini, presentes todos os líderes que representam os profissionais da Brigada Militar e Polícia Civil, causou estranheza a brusca saída dos debates do titular da pasta da Segurança, Antonio de Oliveira Goulart, o que aconteceu bem antes de terminar o encontro. Goulart saiu da sala e até esqueceu uma pequena pasta de onde chegou a tirar algumas folhas de papel para eventuais anotações.

Deixe um comentário