Movimentos dos policiais não assustam o Piratini

Diálogos das lideranças com o governo não param, mas avançam para as laterais.
Os policiais só descobriram a sua condição de trabalhadores após os chamados anos de chumbo. Até então, eles se achavam um apêndice, privilegiado, da sociedade devido ao contato direto com o poder do qual recebiam óbulos pela fidelidade canina que prestavam. No universo dos homens da segurança, no entanto, havia as lideranças realmente privilegiadas que, com roteiros maquiavélicos, mantinham seus subalternos distantes das decisões e passivos no cumprimento de cada uma. Ocorre que, segundo escreveu um dia o saudoso delegado Licurgo Cardoso, “ninguém vive impunemente as delícias dos extremos.” Os governos, que, ao longo de décadas, tanto usufruiram e alimentaram a alienação desses profissionais, hoje, deles recebem pressão sem encontrar saída. Ninguém aceita mais óbulos e, embora existam nichos de privilegiados, eles são em número gradativamente menor, além de desacreditados.
Na moldura que traço, a Brigada Militar não pode fazer greve, mas a operação padrão é uma saída. A Polícia Civil tem as duas opções. E as duas corporações, pela primeira vez na história, abandonaram a filosofia dos burricos, amarrados entre si, que partiam para lados opostos sem alcançar os montes de feno. Em novembro, as lideranças dessas instituições estarão discutindo tais procedimentos semiparalisantes. Contatos foram feitos com os secretários Aod Cunha e Mateus Bandeira, do Planejamento e da Fazenda, respectivamente, sem maior sucesso. Como nos velhos tempos da alienação, o governo parece disposto a pagar pra ver.
Diretora
A delegada Sonia Dal´Igna é a nova diretora do Departamento de Ensino e Treinamento da Secretaria da Segurança Pública. Sonia, delegada de 2ª classe, é pós-graduada em Direito Processual Civil pela Ufrgs e, na área de Psicologia, pela Universidade de São Paulo, ambas em nível de Especialização; entre 1999 e 2005, foi titular das delegacias para o Adolescente Infrator e de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência; de janeiro de 2006 a outubro de 2008 dirigiu à Divisão de Ensino da Academia da Polícia Civil.
Salva-vidas
O processo seletivo de contratação de Salva-Vidas Civis Temporários foi aberto ontem e se encerra no dia 16 de novembro de 2008. A finalidade é contratar para a Brigada Militar 600 candidatos, para todo o RS, sob o regime jurídico estatutário, submetidos ao Regime Geral da Previdência Social, para os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. Maiores informações estão no site da Brigada www.brigadamilitar.rs.gov.br. Quase nunca ou com muita raridade essas vagas tem sido preenchidas nos últimos verões.
Bandidos
Em Canoas, dois homens foram presos no bairro Harmonia portanto duas pistolas e cinco carregadores calibre 40. Houve a apreensão de um Ford Fiesta. Segundo o delegado Moacir Firmino, da 3ª DP do município, a dupla apresenta antecedentes criminais por homicídio e assaltos.
Presídio de Caxias
A Penitenciária Regional de Caxias do Sul, inaugurada em setembro, começará a ser ocupada, amanhã, com 76 presos oriundos da outra penitenciária da cidade, a Industrial. A nova unidade prisional tem capacidade para 432 vagas, e a forma de transferência dos presos foi definida, segundo-feira, em Caxias, em reunião entre o titular da Susep, Paulo Roberto Zietlow, a juíza da Vara de Execuções Criminais, Magali Rabello Justin, e integrantes do Ministério Público. Ficou decidido o remanejamento de 30 presos condenados, 30 provisórios e 16 em isolamento. Os primeiros transferidos foram selecionados por terem um perfil mais tranqüilo ou serem voluntários para exercerem atividades na cozinha, lavanderia e na manutenção do presídio.
Tiros (1)
A Suepe adquiriu armas calibre .40 (ninguém sabe quantas), cujo uso exige treinamento especial. O cursos para o uso do artefato não têm data de início marcada, pois ainda não há munição.
Tiros (2)
A Brigada Militar promoverá no próximo dia 4 de novembro o evento Instrução e Competição de Tiro para a Mídia Gaúcha, com duas opções de horários: das 9h às 11h ou das 14h às 17h. O evento é alusivo ao aniversário da corporação. A premiação acontecerá após as 17h, no local da competição, no Centro de Material Bélico da Brigada, na avenida Aparício Borges, 2001. Informações e inscrições na Assessoria de Comunicação Social da instituição pelos telefones 3288-2930 e 3288-2932. Rogério Mendeslky que, ainda menino, acertava com facilidade passarinhos que invadiam as terras de Viamão, é um dos favoritos.

Deixe um comentário