Carol e Amanda Senna lançam “Luzeirim Poético”, com versos de brincar e encantar

As autoras das obras

O projeto ‘Luzeirim Poético: versos de brincar e encantar’ chega na hora certa, um tempo de valorizar a educação, a arte e as crianças. Elaborado com muito carinho pelas irmãs Carol e Amanda Senna, financiado pela Lei Aldir Blanc, pelo edital Marco Polo, contempla o lançamento de dois livros ilustrados voltados ao público infantil, que falam sobre a natureza e a diversidade cultural e ambiental em linguagens da cultura popular brasileira.

Nas quadrinhas ilustradas “Muitos mundos em um só”, de Carol Senna, o personagem viaja observando a diversidade e contempla a sabedoria da empatia. “Adivinha quem é – pássaros em cordel”, de Amanda Senna, apresenta pássaros do Brasil e vem na forma da literatura de cordel, com adivinhas. As multiartistas, escritoras e educadoras, nascidas em Pernambuco e radicadas no RS há nove anos, tem uma ampla trajetória ligada à cultura popular e a educação. Os livros serão lançados dia 04 de setembro, às 19h, nos canais de YouTube e Instagram do projeto, em live com as autoras. No dia 07 de setembro serão lançados vídeos sobre cada um dos livros, com Amanda e Carol, respectivamente às 16h e 17h.

Carol e Amanda tem em sua linha do tempo familiar o afeto da cultura popular. Nascidas e criadas no nordeste pernambucano do Brasil, suas referências são repletas dessa cultura tão brasileira e tão representativa. A ideia é ampliar o repertório estético, poético e imaginativo para as famílias do RS, colocando foco na cultura popular, nas minorias, na diversidade do mundo lúdico das crianças, trazendo uma linguagem popular e viva aos livros.  “A poesia popular traz a possibilidade do brincar com a palavra, tão cara ao universo infantil. As crianças bem pequenas são especialmente sensíveis e requerem conteúdo de qualidade que contemple suas necessidades. Percebemos a escassez na oferta nesse segmento e assim criamos nossas obras para contemplar este público”, afirmam as autoras. O estabelecimento de iniciativas culturais voltadas a crianças, mas que também têm o potencial de tocar e envolver os adultos cuidadores favorece as relações e vínculos, reverberando de forma positiva para a vida daquele indivíduo e do meio social onde ele está inserido. “Os livros ilustrados são um potente instrumento de conexão com as crianças. A infância é alimentada por histórias, pelo brincar e pelas imagens significativas. No contexto atual de tamanho desafio para crianças e famílias, oportunizar arte, poesia, história e brincadeira de forma integrada, com conteúdo ligado à diversidade e aos elementos da natureza, sem dúvidas contribui para a promoção da vida de crianças e famílias” complementam Carol e Amanda.

Além dos lançamentos dos livros, o projeto ‘Luzeirim Poético: versos de brincar e encantar’, prevê a realização de dois vídeos de mediação de leitura pelas autoras, um para cada obra, incluindo a proposição de brincadeiras e canções associadas aos conteúdos poéticos. O resultado será postado nas redes sociais do grupo Luzeirim e lá ficará à disposição do público a partir do dia 07 de setembro.

Amanda é pesquisadora, professora de artes, contadora de histórias, bonequeira, cordelista, arte educadora premiada e brincante. Carol é educadora, compositora, poeta, pesquisadora, brincante e tutora da Escola Caminho do Meio do Centro de Estudos Budistas. Fazem parte da Cia. Luzeirim, um coletivo familiar composto pelas irmãs e parceiros, que surgiu da vontade de brincar e espalhar a alegria e valores humanos presentes na cultura popular brasileira, como cooperação, diversidade e integração com a natureza. Ensinam o público a brincar na rua, no quintal, em escolas ou em praças, com música, dança, palhaçaria e brincadeiras inspiradas em manifestações brasileiras como a ciranda, o xote, o cacuriá, e brincadeiras de roda de norte a sul do país.

         

Sobre os livros:

“Muitos mundos em um só”, de Carol Senna, é um poema em quadrinha que aborda a diversidade de perspectivas e a necessidade de respeito e cuidado ao universo comum. Voltado ao público infantil, em especial às crianças da educação infantil ou anos iniciais do ensino fundamental, utiliza o formato de quadrinhas a fim de ser recitado, trazendo a métrica mais popular dentre a tradição da poesia oral do Brasil, e que se conecta diretamente com a oralidade e a cultura da infância. O enredo aborda de forma lúdica o tema da empatia, remetendo à importância de perceber os diferentes “mundos” que surgem a partir dos diferentes pontos de vista e experiências de uma diversidade de seres, não apenas diferentes seres humanos, mas também outros seres que compartilham conosco a biosfera. A empatia surge de forma metafórica e diz sobre o conjunto de referências da autora, que, também sendo educadora, pesquisa a interface entre as diferentes linguagens artísticas, como a música e a poesia, e o cultivo de habilidades socioemocionais e valores humanos na convivência com as crianças. As ilustrações são inspiradas no repertório afetivo da autora, trazendo de forma singela referências a diferentes biomas brasileiros.

“Adivinha quem é – pássaros em cordel” é uma série de adivinhas em cordel com pássaros da região (ilustrações inspiradas na xilogravura), de Amanda Senna. Indicado para o público infanto-juvenil, mas a brincadeira que ele traz certamente vai cativar pessoas de todas as idades. O texto em cordel é composto por adivinhas em sextilhas, e cada adivinha aborda um pássaro diferente. O livro é um convite ao brincar e desperta a curiosidade e interesse sobre esses animais ainda tão presentes e atraentes em nosso cotidiano, apesar da crescente urbanização. As ilustrações são inspiradas na xilogravura, promovendo a diversidade por meio dessa estética tão ligada à cultura popular brasileira. Este livro inclui dez pássaros presentes na fauna do Rio Grande do Sul, e se propõe como um primeiro volume de uma série a ser continuada, pois a autora possui adivinhas em cordel para mais vinte animais. O projeto gráfico convida a um brincar com o livro, favorecendo o mistério proporcionado pela adivinha.

Ficha técnica

Projeto

Coordenação de projeto: Carolina Senna

Coordenação de produção: Produção: Cristiane Cubas

Mídias sociais: Rossana Benevenutte

Livro “Muitos Mundos em um Só”

Autoria e Ilustração: Carol Senna

Diagramação e projeto visual: Didi Jucá

Livro “Adivinha quem é – pássaros em cordel”

Autoria e Ilustração: Amanda Senna

Diagramação e projeto visual: Murilo Silva

Serviço

Projeto Luzeirim poético: versos de brincar e encantar

Lançamento dia 04 de setembro, às 19h

em live com as autoras nos canais YouTube e Instagram do projeto

Dia 07 de setembro – Lançamento dos vídeos no YouTube e Instagram do projeto

16h – Luzeirim poético: versos de brincar e encantar – Amanda Senna

17h – Luzeirim poético: versos de brincar e encantar – Carolina Senna

*O projeto prevê a distribuição gratuita dos livros para pontos de leitura (bibliotecas comunitárias – ONG Cirandar) e Secretarias de Educação de Viamão, Porto Alegre, Gravataí, Alvorada, Cachoeirinha e Guaíba.

Projeto realizado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei nº 14.017/20 / Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Marcopolo

#editalfundacaomarcopolo #leialdirblanc #sedacrs #fundacaomarcopolo

Deixe uma resposta