Com “trauma, sonho e fuga”, 13ª edição de Bienal do Mercosul espera atrair 800 mil visitantes

Instalação pela cidade fará parte da Bienal. Obra do artista Túlio Pinto. Foto: Divulgação

Foi lançada na manhã dessa terça-feira, dia 24 de maio, a 13ª Bienal de Arte do Mercosul. Depois de edição virtual, em 20020, agora ela volta de forma presencial, com grandes ambições, entre elas atrair um público de 800 mil pessoas, em seus 65 dias de exibição. O evento acontece de 15 de setembro a 20 de novembro, em tradicionais, conhecidos e novos equipamentos culturais de Porto Alegre e terá a participação de 90 artistas, de 20 países diferentes.

Instalação de Túlio Pinto será exibida pelas ruas da capital gaúcha. Fotos: Divulgação
O artista Túlio Pinto

 

O texto do lançamento da Bienal do Mercosul, distribuído pela Fundação Bienal do Mercosul é esse abaixo, entre parênteses:

“A 13ª Bienal do Mercosul reflete sobre experiências coletivas nesta edição, que retoma formato presencial em 2022. O evento é assinado pelo curador-geral, Marcello Dantas, e os curadores adjuntos Tarsila Riso, Laura Cattani, Munir Klamt e Carollina Lauriano. Com acesso gratuito, as exposições, que incidem sobre o tema Trauma, Sonho e Fuga, pretendem proporcionar ensaios de imersão por meio dos sentidos e da percepção dos visitantes. A mostra, presidida pela empresária Carmem Ferrão, acontece de 15 de setembro a 20 de novembro em diferentes espaços de Porto Alegre.

Esta edição reconhece nos traumas – individuais ou coletivos – o maior combustível da arte de todos os tempos e entende os sonhos como um estratagema para a fuga. Assim, a vivência traumática coletiva, como é o caso da pandemia de Covid-19, impulsiona a criação artística para um novo território. O impacto no imaginário comum, por meio da ativação do onírico, dos sonhos e dos delírios, abre portas para o escape de uma condição imposta a todos nós.

Marcello Dantas, o curador da 13ª Bienal do Mercosul.

Trabalhando na fronteira entre a arte e a tecnologia, o curador-geral desta edição, Marcello Dantas, é um criador interdisciplinar. Por trás da concepção de diversos museus, como o Museu da Língua Portuguesa, a Japan House e o Museu do Caribe, na Colômbia, Dantas produz exposições, museus e múltiplos projetos que buscam proporcionar experiências de imersão por meio dos sentidos e da percepção. “A mostra acontecerá em cinco plataformas distintas, cada uma objetivando atingir uma combinação de públicos diferentes e conteúdos originais, provocando de forma disruptiva, sensorial e reflexiva”, esclarece Dantas.

A presidente da Bienal do Mercosul, Carmen Ferrão.

Na presidência da Fundação Bienal do Mercosul, Carmen Ferrão enxerga nesta uma edição global, que terá mais de 90 artistas de 20 países diferentes. “Mais do que democrática e inclusiva, esta Bienal trará inovação e tecnologia, além de apresentar novos talentos e espaços da cidade a quem nos visitar. Meu desejo é levar a arte contemporânea para todos”, afirma a presidente.

Além de obras no Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS, no Memorial do Rio Grande do Sul, no Farol Santander Porto Alegre, na Fundação Iberê Camargo, na Usina do Gasômetro – interligada aos Armazéns do Cais do Porto, na Casa de Cultura Mario Quintana, no Instituto Ling e no Instituto Caldeira, a edição criará um percurso de Arte Urbana na região central da cidade. A Bienal também contará com um núcleo histórico de obras de outras edições no Memorial do Rio Grande do Sul. Artistas como o catalão Jaume Plensa, o mexicano-canadense Rafael Lozano-Hemmer, o britânico radicado em Berlim Tino Sehgal, a pioneira da arte performática Marina Abramovic e a artista e arte-terapeuta Lygia Clark compõem a lista formada por mais de 90 artistas selecionados para a Bienal.

Chamada aberta/Transe

“Com o objetivo de oferecer uma vivência em arte e novas tecnologias, a 13ª Bienal do Mercosul lançou, em 2021, o Chamada Aberta, que recebeu mais de 880 propostas de 22 países, entre eles Argentina, Uruguai, Colômbia, México, Estados Unidos, Eslovênia e Alemanha. Inédito na mostra, o edital selecionou 19 artistas e coletivos para compor a exposição Transe, no mais novo espaço cultural da cidade, o Instituto Caldeira. Os projetos escolhidos exploram e investigam novas tecnologias, linguagens e materiais, assim como revisam saberes e técnicas tradicionais. Dos projetos selecionados pelos curadores Marcello Dantas, Tarsila Riso, Laura Cattani, Munir Klamt e Carollina Lauriano, 15 são brasileiros e outros quatro são de artistas ou coletivos da Argentina, do Uruguai, do Peru, da Bolívia e dos Estados Unidos. Para Dantas, “além da alta qualidade das propostas apresentadas, a surpresa foi encontrar também pesquisas que relacionam arte, biologia e elementos orgânicos que se mostraram consistentes e bastante inovadoras”. Até o início da 13ª Bienal do Mercosul os artistas têm mentorias com os curadores e suporte técnico em laboratórios de entidades parceiras com acesso a materiais e equipamentos.

 

Hypnopedia – enciclopédia audiovisual de sonhos

Projeto colaborativo do artista mexicano Pedro Reyes, o Hypnopedia – enciclopédia de sonhos convida o público a produzir filmes registrando suas memórias oníricas a partir de linguagens diversas. Os materiais serão selecionados e compilados para apresentação no MARGS e nas redes sociais da Bienal. Interessados em orientações, podem participar de encontros online e oficinas práticas e presenciais a partir de maio na Casa de Cultura Mario Quintana e no Instituto Ling.

Arte Urbana Obras de reconhecidos artistas brasileiros que atuam no espaço público das cidades ativarão uma circulação cultural e de pedestres na região central de Porto Alegre. A parte externa da Usina do Gasômetro, os Armazéns do Cais do Porto, as ruas do Centro Histórico e a Casa de Cultura Mário Quintana farão parte do circuito. A Usina do Gasômetro também será ocupada por instalações de artistas latino-americanos que, por meio de ocupações simbólicas, atuando em zonas limítrofes e com atrito entre elas, a mostra será formada por criações que revelam a tensão deste momento.

Projeto Educativo O Projeto Educativo é uma das ações da programação da Bienal do Mercosul, realizada em Porto Alegre desde 1997. Em 2007, na 6ª edição, alcançou um novo patamar, permitindo maior integração com a comunidade e os diferentes públicos. A partir desse momento, a ação educativa se tornou permanente na Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, cumprindo assim seu papel institucional de formação ao promover a qualificação do ensino da arte e a construção de um pensamento crítico e criativo por meio de formações e oficinas, por exemplo. Para a 13ª edição, a equipe educativa organizou ações voltadas para públicos diferenciados.

Um diálogo sincero – Curso para Formação de Mediadores, que acontece entre 12 de julho e 14 de setembro, no Centro Cultural da UFRGS, é voltado para estudantes e profissionais interessados. Gratuito e dividido em dois módulos, o curso abordará conteúdos práticos e teóricos sobre mediação em artes visuais, educação, arte contemporânea, acessibilidade cultural e cidadania. Além de reflexões envolvendo os temas desta edição da Bienal – Trauma, Sonho e Fuga, ações do Projeto Educativo e atividades práticas preparatórias para o dia a dia da equipe de Mediação na mostra integram o currículo. O segundo módulo, composto por 14 encontros, apresentará conteúdos teóricos direcionados às discussões artístico-pedagógicas específicas do evento, além de práticas coletivas de pesquisa e visitas mediadas experimentais, realizadas junto aos Educativos de instituições locais de artes visuais. Interessados podem se inscrever pelo link.

 

 

Zonas de contato – Seminário da 13ª Bienal do Mercosul abordará o tema Trauma, Sonho e Fuga a partir de diferentes experiências, formações e áreas de conhecimento. Serão seis encontros presenciais, entre junho e novembro, realizados no Salão multiuso do Instituto Ling. Em breve serão divulgadas as datas, os convidados confirmados e as inscrições para o seminário. Com encontros presenciais entre junho e novembro no Instituto Ling, o Conversas de cozinha – Bastidores da 13ª Bienal do Mercosul irá desmistificar os processos artísticos e aproximá-los da comunidade, a partir do dia a dia das equipes de produção, educativo e arquitetura desta Bienal. Outras ações como oficinas para públicos espontâneos e agendados, workshops para professores, participação em projetos artísticos específicos comissionados para esta Bienal, ocupações educativas por meio da articulação de atividades do educativo em outras instituições, estão na programação do Educativo. Ao longo de 12 edições, o Projeto Educativo já realizou um milhão e 200 mil agendamentos escolares, produziu 298 mil materiais didáticos para alunos, professores e instituições de ensino e já formou mais de 2 mil mediadores”.

 

Lista de artistas:

“Adrianna Eu, Alejandra Dorado, Antonio Henrique Amaral Antonio Tarsis Bruno Borne, Camila Sposati, Carlos Nader, Carlos Zerpa, Cesar & Lois, Craca, Daniel Lie, Daniel Monroy Cuevas, Daniel Senise, Daniel Steegmann Mangrané, David Manzur, Denise Milan, Dora Smék, Elias Maroso, Ênio Pinalli, Esfincter, Estela Sokol, Evgen Bavcar. Fayga Ostrower, Felippe Moraes. Fernando Baril, Fernando Sicco, Francisco Stockinger, Franco Callegari. Gabriel de la Mora, Gabriela Mureb, Garrett Bradley, Gastão Hofstetter, Gisela Waetge, Gustavo Prado, Guto Nóbrega, Héctor Zamora, Iole de Freitas Ivan Caceres Janaína de Barros, Janaina de Mello, Jaume Plensa, Juliana Góngora, Julius Von Bismarck, Karin Lambrecht, Karola Braga, Leandra E. Santo, Leandro Lima, Leonardo Drew, Leticia Monte, Ana Vitória e Carolyna Aguiar, Lia Menna Barreto, Lídia Lisbôa, Liuska Astete, Lucas de Sordi, Lucas Dupin, Luísa Mota, Luiz Roque, Luzia Simons, Lygia Clark, Mara Weinreb, Marilá Dardot, Marina Abramovic, Martin Soto Climent,  Mazenett Quiroga, Milton Kurtz, Nati Canto, Nico Vascellari, Nídia Aranha, Noélia de Paula, Panmela Castro, Pedro Carneiro, Pedro Reyes,  Pierre Fonseca, Poema Mühlenberg, Rabih Mroué, Rafael Lozano-Hemmer,  Raphael Escobar, Sebástian Calfuqueo, Silêncio Coletivo – Jaime Lauriano e Igor Vidor, Tino Sehgal, Túlio Pinto, Tunga, Vera Chaves Barcello, Vitor Mizael, Vivian Cacuri,  Walid Raad, Yeddo Titze e Zé Bento.

Deixe uma resposta