Eternizada por Mercedes Sosa, Bibiana Dulce e Antonio Flores revisitam “Alfonsina y El Mar “

Bibiana Dulce e Antonio Flores. Foto Daison Flach e Marcos Monteiro/ Divulgação

No dia 13 de outubro, a cantora e intérprete uruguaia Bibiana Dulce e o violonista e guitarrista Antonio Flores lançam, em todas as plataformas digitais o single Alfonsina y El Mar. No mesmo dia, às 20h, também será lançado o clipe, dirigido por Rafael Vebber, no canal da Bibi Jazz Band no YouTube.

A força lírica da poeta Alfonsina Storni (Sala Capriasca, Suíça 29 de maio de 1892 — Mar del Plata, Argentina, 25 de outubro de 1938), foi celebrada pelo canto de Mercedes Sosa (1935 – 2009) nesta canção, parceria do pianista Ariel Ramirez (1921 – 2010) com o historiador Felix Luna (1925 – 2009), na qual a cantora e os compositores argentinos dramatizam a morte escolhida da poetisa, há oito décadas. Alfonsina tinha apenas 46 anos quando escreveu – em um momento de solidão amorosa e de agonia causada por um câncer de mama – o poema Voy a Dormir e se jogou nas águas de Mar del Plata.

A música foi apresentada pela primeira vez, em 1969, no disco Zamba Para no Morir, e, após 52 anos de sua composição, Alfonsina y El Mar ainda é uma referência no cancioneiro popular. “Nem todas as canções têm a força e a veracidade que contém esta história. A vida de Alfonsina foi marcada por diversas dificuldades, antes mesmo do seu nascimento, e nos mostra, mais uma vez, como a estrutura patriarcal pode oprimir a vida artística e pessoal de uma mulher”, destaca Bibiana.

Poeta necessária

Alfonsina, migrante estrangeira na Argentina e mulher num campo cultural dominado por homens, era ímpar. A desenvoltura entre a alta sociedade portenha e os meios anarquistas e a convicção ateia tornaram sua obra particularíssima. Se por um lado era reconhecida como uma das maiores poetas em seu meio – foi premiada, publicada em Madri, traduzida ao francês e ao italiano em vida -, por outro era objeto de preconceitos de gênero e classe social. Relê-la no Brasil de 2020 é fundamental, quando a boçalidade generalizada e os mais diversos preconceitos recrudescem.

FICHA TÉCNICA
Single Alfonsina y El Mar
Voz: Bibiana Dulce
Guitarra: Antonio Flores
Gravação: Casa de Música TEC ÁUDIO
Mixagem e masterização: Antonio Flores
Captação e edição de vídeo: Rafael Vebber
Fotografia: Rafael Vebber e Bibiana Dulce
Produção: Rafael Vebber

Deixe uma resposta