Exposição em Gramado mostra a arte produzida na pandemia, com 260 artistas de 14 países,

Como artistas visuais de diferentes países e continentes retratam a vida neste momento histórico da humanidade? O Projeto Miniarte Internacional reúne 260 respostas – pictóricas, é claro – à pergunta acima, dadas por artistas de 14 países, espalhados pelas Américas, Europa, Ásia e Oceania.

ZORAVIA BETTIOL – BRASIL
CZILI – TAIWAN

As mais de duas centenas e meia de manifestações artísticas podem ser vistas no Centro Cultural de Gramado (RS). A mostra aberta nesse sábado, dia 04, permanece no CMC da cidade turística gaúcha até 10 de outubro. De 4 a 26 de novembro a exposição será remontada em Porto Alegre, na Gravura Galeria.

VICTORIA MÁRQUEZ – ESPANHA
TT ZARZAR – MÉXICO

A produção coletiva dos artistas resultará também em um catálogo virtual de livre acesso que será disponibilizado oportunamente no site da Miniarte (www.miniartex.org), repositório dos catálogos de todas as edições do projeto (a de Gramado é a 40ª).

PAUL HUTCHINSON – NOVA ZELÂNDIA
Arlete Santarosa- Brasil
MARISE ZIMMERMANN – ESTADOS UNIDOS

Os artistas atenderam à convocatória deste ano do projeto internacional, lançada no início de abril, e produziram obras sobre o tema Vida. O homem, seus sentimentos, etnias, a fauna, a flora inspiraram grande parte dos trabalhos.

MARIA ELENA ETCHEPARE – CHILE
GABRIELA PETER – BRASIL

O número de participantes da Miniarte Vida é maior do que edições anteriores, que exploram temas como Verdade, Enigma, Verdade Virtual. Aderiram à iniciativa este ano artistas do México, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Cuba, Venezuela, Estados Unidos, Espanha, Portugal, França, Nova Zelândia, Taiwan e Brasil.

FLÁVIO WILD – BRASIL
HÉCTOR DÍAZ VÁZQUEZ – MÉXICO

 As técnicas usadas foram variadas: pintura a óleo, acrílica, aquarela, sobre tela ou papel, desenho, fotografia, colagem, xilogravura, gravura em metal, litografia, esculturas em terracota, aço, bronze e outros materiais.

DIRCE FETT – BRASIL

“O panorama que se oferece é colorido e instigante”, diz a artista visual e gestora cultural gaúcha Clara Pechansky, que criou o Projeto Miniarte Internacional em 2003 e desde o coordena. “O público terá oportunidade de comparar tendências, já que as obras expostas sempre refletem o presente e cada artista busca enviar aquilo que produz de mais atual, mais significativo e com a melhor qualidade técnica”.

A curadora da mostra , Clara Pechansky, em Gramado.; Foto: Carlos Souza/ Divulgação
LINETTE GIBSON – CHILE
VITORIO GHENO – BRASIL

As obras são apresentadas em fotos de 14,5 x 14,5cm, expostas em ordem alfabética, permitindo a conexão de uma diversidade de influências culturais sem que se perca a individualidade de cada artista, explica Clara.

Fotos: Carlos Souza/ Divulgação

SERVIÇO

O quê: Exposição Miniarte Vida

Abertura: 4 de setembro 2021 (até 10/10)

Horário: 11h

Local: Centro Municipal de Cultura de Gramado

Endereço: Rua Leopoldo Rosenfeld, 818

Entrada gratuita

OBS: Acesso conforme as determinações sanitárias das autoridades locais

GLORIA ESTERIO – CHILE

 

 

Deixe uma resposta