Exposição ” Miniarte” mostra obras como forma de tributo a Jaider Esbell

Obra de Graça Craidy/ Divulgação

 

“A dramática, inesperada e chocante morte do “artivista” indígena Jaider Esbell, no recente Dia de Finados, aos 42 anos de idade, é difícil de ser entendida na sua dimensão individual. No entanto, a inestimável perda clarifica-se à luz do significado artístico, político e existencial da obra de Esbell em contraposição à histórica opressão a que os povos originários estão submetidos no Brasil e no mundo.

Obra de Zoravia Bettiol – Brasil

Nesse contexto, a exposição coletiva internacional Miniarte, cujo tema é “Vida”, em cartaz até o próximo dia 26 na Gravura Galeria, em Porto Alegre, exibe obras que, por um lado, denunciam as agressões aos povos originários, e, por outro, reafirmam sua luta por reconhecimento e dignidade.

Obra de Nara Fogaça – Brasil.

Feito o recorte na mostra liderada pela artista visual e gestora cultural Clara Pechansky, são exemplos de manifestações pictóricas nessa linha os trabalhos das artistas brasileiras Zoravia Bettiol, Nara Fogaça, Graça Craidy e Eduarda Sbeghen; da espanhola Carlota Corso; do mexicano Luis Alfredo Güicho; da colombiana Sandra Cruz Peña; da chilena Linette Gibson; e de Julie Stockstad (EUA).

Obra de Eduarda Sbeghen -Brasil

Depois da fatídica partida de Jaider Esbell, tais obras se apresentam como uma forma de tributo que a consciência cidadã deve prestar à memória do grande “artivista”, como ele, com pertinência, se audenominava junto com seus colegas de criação e resistência.” (Texto:  jornalista Carlos Souza)

Obra de Sandra Cruz Peña – Colômbia

SERVIÇO

 O quê: Exposição Miniarte Vida

Obra de Luiz Alfredo Guicho – México

Onde: Gravura Galeria, Rua Corte Real, 647, bairro Petrópolis, Porto Alegre

Obra de Linette Gibson – Chile

Até : até 26/11

Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30; sábado, das 9h30 às 13h30

Obra de Carlota Corzo – Espanha

Entrada franca

OBS: De acordo com os protocolos sanitários

Obra de Julie Stockstad – Estados Unidos

 

Deixe uma resposta