Fantaspoa e a seleção da 17ª edição do festival, que será totalmente on-line.

FANTASPOA-:Mate-o e Deixe Esta Cidade / Divulgação

O Fantaspoa, tradicional festival de cinema realizado em Porto Alegre desde 2005, realizará a sua décima sétima edição em ambiente totalmente online. O festival acontece entre os dia e 18 de abril. Dedicado a filmes fantásticos – ou seja, dos gêneros fantasia, ficção-científica, horror e thriller -, disponibilizará gratuitamente sua seleção na plataforma de streaming Darkflix. Mais 32 longas-metragens, além dos já divulgados, integram a programação de 2021, somando 57 longas. Incluindo os 103 curtas-metragens selecionados, o festival exibirá um total de 160 filmes.

FANTASPOA: Vítima do Amor/ Divulgação

O evento é realizado com recursos da Lei 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc. Segundo os organizadores João Fleck e Nicolas Tonsho, “o Fantaspoa 2021 é a iniciativa mais democrática realizada por um evento cinematográfico na América Latina. Se a pessoa tem um dispositivo com acesso à internet, pode acessar 14 cursos com personalidades do cinema e 160 filmes provenientes de 40 diferentes países, selecionados priorizando a variedade e a qualidade do conteúdo apresentado.”

Abaixo, segue a relação dos longas-metragens que complementam a programação previamente anunciada. Destes 32 títulos listados, um terá sua première mundial no festival, dois estarão sendo exibidos pela primeira vez fora de seus países de origem no Fantaspoa, 18 estarão em première latino-america e sete em première brasileira, consolidando o Fantaspoa como a mais importante janela de exibição da produção fílmica do gênero fantástico na América Latina. As obras representam 17 países e foram premiadas em alguns dos festivais mais relevantes do mundo, como Festival Internacional de Cine de Mar del Plata, Moscow International Film Festival, Annecy International Animation Film Festival, Ottawa International Animation Film Festival e Viennale. Além disso, fizeram parte das seleções oficiais de outros eventos de alto prestígio, como International Film Festival Rotterdam, Tallin Black Nights, Locarno International Film Festival e Berlin International Film Festival, ressaltando o diferencial da seleção deste ano, realizada objetivando trazer ao público um recorte do melhor da produção fílmica mundial de gênero fantástico dos anos recentes.

Confira os 32 filmes que completam a programação:

Assim na Terra, Como no Céu, de Francesco Er

Come in Cielo, Così in Terra, 2020, Animação/Mistério/Thriller, Itália

No ano de 1275, uma jovem é presa nas masmorras de uma abadia onde um alquimista a usa para estranhos experimentos. Em 2011, dois jovensdesaparecem numa floresta. Nas investigações, a polícia encontra um manuscrito em uma tumba. Nos dias de hoje, Leonardo, o inspetor da polícia e responsável pela elucidação do sumiço, deixa um vídeo-testemunho. Após suas últimas descobertas, ele teme por sua vida.

Black Medusa, de Youssef Chebbi e ismaël

2021, Thriller/Drama, Tunísia

A jovem Nada leva uma vida dupla. Durante o dia, é quieta e reservada, e à noite mergulha na vida noturna da Tunísia em busca de homens com quem cria confiança, para então dominá-los. Quando uma nova colega, Noura, chega ao seu local de trabalho e Nada encontra uma faca mítica na casa de uma de suas vítimas, a situação começa a fugir de seu controle.

Benny Loves You, de Karl Holt

2019, Comédia/Horror, Reino Unido

Jack está enfrentando uma crise de meia-idade e buscando desesperadamente um recomeço para sua vida. Nesta reorganização, ele joga fora Benny, o boneco de pelúcia favorito de sua infância, gerando consequências mortais. Afinal, Benny o ama.

Corte Profundo, de Nicholas Santos

It Cuts Deep, 2020, Comédia/Horror, EUA

Numa viagem de final de ano, um jovem casal contempla seu futuro. Ashley está ansiosa para se casar e ter filhos, o que apavora Sam. Quando o atraente e paternal Nola entra em cena, Sam perde o controle de sua sanidade, considerando-o uma ameaça. Enquanto isso, Ashley questiona o futuro do seu relacionamento.

Córtex, de Moritz Bleibtreu

Cortex, 2020, Policia/Drama/Thriller, Alemanha

Hagen é um homem de 50 anos que vem tendo distúrbios do sono e pesadelos frequentes, já não conseguindo mais distinguir entre sonhos e realidade. Ele começa a sonhar repetidamente com um jovem fora-da-lei chamado Niko, com quem sua esposa Karoline começa a ter um caso.

A Desvida, de Agustín Rubio Alcover

Non-Living, 2020, Drama/Thriller, Espanha

Um casal de autores de contos infantis volta para a casa onde tragicamente perdeu seu filho. Eles pretendem buscar alguns objetos e então seguir seus caminhos separadamente. Tudo muda quando encontram uma mensagem deixada pelo garoto, que propõe um jogo de pistas com consequências inesperadas.

Detenção, de John Hsu

Fanxiao, 2019, Horror/Mistério/Thriller, Taiwan

Em 1962, em Taiwan, no período da lei marcial, a estudante Fang e seu professor, Sr. Chang, se apaixonam. Apesar da restrição a certos livros e à livre expressão, o Sr. Chang organiza um grupo secreto de estudos para livros proibidos, até que um dia desaparece misteriosamente. A busca pelo professor leva Fang e um colega por um perigoso caminho.

Dois Minutos Além do Infinito, de Junta Yamaguchi

Beyond the Infinite Two Minutes, 2021, Ficção Científica/Comédia, Japão

Kato é dono de um café, que fica abaixo de onde mora. Um dia, após o expediente, sobe para o seu apartamento e vê sua própria imagem na televisão, dizendo “Eu sou o seu futuro eu. Dois minutos no futuro!” A TV do quarto de Kato e a TV do café abaixo estão conectadas com uma diferença de dois minutos, permitindo que se viaje no tempo… Mas por apenas dois minutos!

Ejen Ali, de Muhammad Usamah Zaid

2019, Animação/Ação/Aventura, Malásia

Após ser acidentalmente recrutado como espião, Ejen Ali, de 12 anos, cresceu para abraçar seu papel na agência secreta Meta Advance Tactical Agency (MATA) para proteger a futurística cidade de Cyberaya de ameaças externas.

Fazendo Companhia, de Josh Wallace

Keeping Company, 2021, Thriller/Comédia, EUA

Uma sucessão de eventos trágicos se inicia após dois ousados vendedores de seguros baterem na porta errada. Na esperança de conseguir a venda e subir na hierarquia da empresa, eles não percebem o perigo e logo se vêem presos no porão de um estranho.

Imortal, de Fernando Spiner

Inmortal, 2020, Ficção Científica, Argentina

Ana retorna a Buenos Aires para receber a herança deixada por seu pai. Lá, ela encontra o Dr. Benedetti, um cientista amigo de seu pai, que descobriu um portal para outra dimensão que permite o reencontro com os mortos.

Jumbo, de Zoé Wittock

2020, Drama/Fantasia/Romance, França/Bélgica/Luxemburgo

A tímida jovem Jeanne começa a trabalhar num parque de diversões. Fascinada pelos brinquedos, passa horas montando miniaturas de parques em sua casa, onde mora com sua mãe. Um dia, Jeanne conhece a nova atração do parque, que passa a chamar carinhosamente de Jumbo.

Mate-o e Deixe Esta Cidade, de Mariusz Wilczynski

Kill It and Leave This Town, 2019, Animação/Horror, Polônia

Tentando escapar do desespero depois de perder aqueles que lhe são queridos, nosso herói se refugia em suas memórias, onde o tempo não se move e todos aqueles que são queridos estão vivos.

Menáge, de Luan Cardoso

2020, Drama/Thriller, Brasil

Três eméritos corruptos de um mesmo pequeno partido político envolvidos numa trama de sexo, corrupção e traição são as personagens principais de uma trama ágil, onírica e que remete às melhores realizações do cinema marginal brasileiro.

Mentes Paralelas, de Benjamin Ross Hayden

Parallel Minds, 2020, Thriller/Ficção Científica, Canadá

Próximo ao lançamento da Red Eye 2, uma lente de contato revolucionária que pode gravar e replicar nossas memórias, a chefe do projeto é assassinada. A pesquisadora Margo se junta ao detetive Thomas para  desvendar as circunstâncias do homicídio. Ambos começam a ser ameaçados pelo passado enquanto buscam descobrir as verdadeiras intenções dessa perigosa inteligência artificial.

Modell Olimpia, de Frédéric Hambalek

2020, Drama, Alemanha

Uma mulher desesperada desenvolve um estranho plano para ajudar seu filho. O jovem, que tem fantasias destrutivas que giram em torno de sexualidade e violência, aceita participar do programa de terapia idealizado por sua mãe.

O Nariz ou a Conspiração dos Dissidentes, de Andrey Khrzhanovskiy

Nos Ili Zagovor Netakikh, 2020, Animação, Rússia

Um olhar simultaneamente sombrio e alegre sobre as loucuras do século XX, ancorado na novela proto-surrealista de Gogol “O Nariz” e na ópera homônima de Shostakovich.

Nas Sombras, de Erdem Tepegoz

In the Shadows, 2020, Ficção Científica, Turquia

Em uma distopia dominada por uma tecnologia primitiva, um grupo de pessoas é controlado por um sistema de vigilância onipresente. Quando um indivíduo começa a ter dúvidas e questionar o sistema, passa a conhecer as profundezas dessa estrutura, que é mais obscura do que imaginava.

O Ninho, de Roberto de Feo

Il Nido, 2019, Drama/Mistério, Itália

Samuel é um menino paraplégico que mora com sua mãe Elena em uma mansão isolada, da qual é proibido de se afastar. Quando conhece a adolescente Denise, ele começa a se opor às restrições da mãe. Por que Elena força Samuel a viver como prisioneiro em sua casa? Por que ela é cruel com Denise, que incentiva Samuel a ver o mundo lá fora?

Os que Voltam, de Laura Casabe

Los que Vuelven, 2019, Drama/Horror/Thriller, Argentina

Em 1919, na América do Sul, a esposa de um proprietário de terras está desesperada por um filho, mas sofre seguidos abortos espontâneos. Ela encontra esperança em um obscuro plano: orar para uma divindade mítica ressuscitar seu filho natimorto. O plano funciona, mas com a criança vem algo mais maléfico.

FANTASPOA : Rabo de Cavalo (Poster)/Divulgação

Rabo de Cavalo, de Manoj Leonel Jason e Shyam Sunder

Kuthiraivaal, 2020, Drama/Fantasia/Mistério, Índia

Um bancário alcoólatra tem que resolver um mistério: por que certo dia ele acordou com um rabo de cavalo? Na tentativa de descobrir, embarca em uma viagem por seus sonhos, ilusões e memórias, encontrando diversos personagens enigmáticos e peculiares.

A Risada, de Martin Laroche

Le Rire, 2020, Drama/Fantasia, Canadá

Valerie foi a única sobrevivente de uma execução em massa ocorrida em meio a uma guerra civil no Quebec. Com o passar dos anos, embora tenha conseguido reconstruir sua vida, tornando-se enfermeira numa casa de repouso e iniciando um novo relacionamento amoroso, Valerie ainda sofre da síndrome do sobrevivente. Até que conhece Jeanne, uma erudita e sarcástica paciente, que lhe dá outra perspectiva sobre a vida.

Ritos Ancestrais, de Christopher Alender

The Old Ways, 2020, Horror, EUA

A jornalista Cristina viaja para Veracruz, sua terra natal, a fim de investigar uma história de feitiçaria. Lá, é sequestrada por um grupo de moradores que acredita que ela é a encarnação do diabo.

Röckët Stähr’s Death of a Rockstar, de Röckët Stähr

2020, Animação/Ficção Científica/Comédia/Musical, EUA

No ano de 2164, quando o rock’n’roll é proibido, um grupo de rebeldes liderado por um cientista louco tenta iniciar uma revolução. Um rockstar é clonado com o objetivo de fazer uma turnê de guerrilha para “libertar as massas da tirania por meio do rock”. No entanto, logo descobrem que mesmo os melhores planos muitas vezes dão errado.

Sangre Comigo, de Amelia Moses

Bleed With Me, 2020, Horror/Thriller, Canadá

A vulnerável e excluída Rowan fica animada quando é convidada pela popular Emily para um fim de semana em uma cabana na floresta. O entusiasmo logo se transforma em paranoia quando Rowan acorda com incisões misteriosas em seu braço. Assombrada por sonhos, Rowan começa a suspeitar que a estão drogando e roubando seu sangue.

A Selva da Claquete: Sobrevivendo no Cinema Independente, de Justin McConnell

Clapboard Jungle: Surviving the Independent Film Business, 2020, Documentário, Canadá

Um documentário que serve como guia de sobrevivência para o cineasta independente. Afinal, fazer cinema hoje é mais difícil do que nunca. A evolução da tecnologia e um mercado superlotado geraram uma indústria na qual qualquer um pode fazer um filme, mas poucos podem ganhar a vida. Enquanto segue a jornada pessoal de um cineasta, este filme busca ajudar as pessoas a sobreviverem nesse negócio arriscado.

A Sombra do Galo, de Nicolás Herzog

La Sombra del Gallo, 2020, Thriller/Drama/Crime, Argentina

Após um período afastado, um ex-policial retorna ao povoado de sua infância para vender a casa que seu pai lhe deixou. Ele, então, mergulha em um profundo estado de narcolepsia que o faz alucinar com uma mulher que parece incentivá-lo a desmascarar uma rede policial de prostituição e tráfico de mulheres.

Sonhos Coloridos, de Jan Balej

Barevný Sen, 2020, Animação/Fantasia, República Tcheca

Uma trupe circense chega a uma ilha rigidamente controlada e governada por um déspota. Durante seu espetáculo, um tiro de canhão se extravia, gerando uma série de acontecimentos. Dois jovens, Drin e Tuvi, juntamente com Nathan, a gaivota, iniciam uma luta contra o totalitarismo, que pode transformar o destino de todos os habitantes da ilha.

Trans, de Naeri Do

2020, Ficção Científica, Japão

Minyoung é uma garota que sonha em se tornar transumana. Depois de ser atacada na escola, ela planeja uma vingança contra os agressores. Minyoung conduz seu batismo elétrico, mas, quando desperta, transformada em uma transumana, ela percebe que assassinou um colega e tenta viajar no tempo e no espaço usando a bobina de tesla.

FANTASPOA: Uma Tumba para Três (poster)

Uma Tumba para Três, de Mariano Cattaneo

Una Tumba Para Tres, 2020, Thriller, Argentina

Três criminosos são enviados para coletar o resultado de um assalto. A tarefa não se mostra tão simples e eles cometem um erro grave. Agora, tentando remediar o irremediável, eles se envolvem em tumultos com personagens excêntricos e violentos que colocarão em risco suas vidas.

Vítima do Amor, de Jesper Isaksen

Victim of Love, 2019, Thriller/Horror, Dinamarca

Charly está procurando sua namorada Amy, que desapareceu subitamente. Ele decide retornar ao hotel onde Amy foi vista pela última vez, para finalmente desvendar este mistério. No entanto, a investigação acaba tomando rumos inesperados, levando Charly a um pesadelo fantasmagórico.

ESPECIAIS

Entrei em Pânico ao Saber o que Vocês Fizeram na Sexta-Feira 13 do Verão Passado, de Felipe M. Guerra

2001, Comédia/Horror, Brasil

Um dos títulos mais populares do cinema independente brasileiro, este filme amador conta as desventuras de um grupo de jovens da Serra Gaúcha perseguidos por um psicopata mascarado. Para marcar o aniversário de duas décadas do lançamento, o diretor Felipe M. Guerra reeditou completamente o filme, voltando ao material original para recuperar cenas inéditas e esquecidas há 20 anos.

A Morte Cansada, de Fritz Lang

Der Mude Tod, 1921, Thriller/Drama/Fantasia, Alemanha

Num vilarejo europeu do século XIX, a Morte leva um jovem prestes a se casar. Sua noiva suplica que devolva a vida do seu amor. A Morte decide dar uma chance à jovem desesperada, prometendo devolver a vida do noivo se ela conseguir evitar a morte de uma das três vidas prestes a perecer.

Mergulho e Decolagem de Pazucus, de Gurcius Gewdner

2021, Documentário, Brasil

Com os olhos livres, coração aberto, bons amigos e um punhado de sorte, Gurcius Gewdner revisita algumas de suas aventuras dos últimos cinco anos, sobrevive ao implacável inverno Russo e faz a seguinte pergunta: quão longe pode ir um filme underground brasileiro?

Cartaz da edição 2021 do Fantaspoa e imagens selecionadas em: https://drive.google.com/drive/folders/1sPfkiP44DeA7Aqm7KNa7gL1tfk1Z-8kW?usp=sharing

Imagens de todos os filmes disponível em:
https://drive.google.com/drive/folders/1hRTUYe7MCGYtBZWPO7KKHGzr_ChQdjVz?usp=sharing

Trailer do festival: https://youtu.be/ZJhYkJReNC4

Links do festival:
www.fantaspoa.com
www.facebook.com/fantaspoa
www.instagram.com/fantaspoa
www.youtube.com/fantaspoa

Deixe uma resposta