L. F. Verissimo recebe desenhos por vandalismo ao seu retrato na mostra “Autorias”

Dezenas de desenhos retratando Verissimo foram entregues a ele. Fotos: Carlos Souza/ Divulgação

O jornalista e escritor Luis Fernando Verissimo, que convalesce em casa, recebeu um presente especial entregue pela idealizadora da exposição “Autorias”, Graça Craidy: uma pasta com os trabalhos da atividade “Desenhando Verissimo”, em desagravo ao fato de a tela com o retrato de LFV ter sido vandalizada em meio à mostra ao ar livre na galeria Escadaria, no Viaduto Otávio Rocha, Centro Histórico de Porto Alegre.

Graça Craidy, Pedro e Lúcia Verissimo. Foto; Divulgação

A entrega da pasta, em nome dos 18 artistas visuais da mostra e também dos participantes que aderiram ao desagravo, realizado a quatro dias do final da exposição, foi feita à esposa de Verissimo, Lúcia, e ao filho, Pedro, na tarde de domingo (7). Eles agradeceram e elogiaram a iniciativa dos artistas de repudiar o ataque a arte.

A pasta contém 25 desenhos (e alguns breves textos) feitos para Verissimo. Em um deles, o escritor é retratado como saxofonista, uma de suas grandes paixões fora do jornalismo e da literatura. “A pasta foi entregue ao querido Verissimo como prova de nosso afeto e admiração”, disse Graça Craidy.

A tela original, atacada provavelmente com um estilete, foi substituída por uma foto adesivada do quadro que foi danificada outras duas vezes com uso de substâncias químicas. Houve registro das ocorrências na Polícia Civil, mas ainda não se conhece a identidade do criminoso.

A pintura do artista Gustavo Burkhart foi restaurada e fará parte de futuras remontagens da exposição. Os demais 25 retratos de escritores gaúchos da mostra não sofreram ataques.

Deixe uma resposta