Livro reúne reportagens, do tempo da ditadura à pandemia do coronavirus

Organizado em vinte capítulos, o livro “Reportagem- da ditadura à pandemia” mostra os bastidores de reportagens publicadas ao longo de um amplo período.

As histórias contadas pela jornalista Márcia Turcato são uma síntese que vai do golpe militar de 64 até a crise sanitária internacional provocada pelo novo coronavírus, expondo fatos nem sempre mostrados para o público.

No meio disso tudo, surgem histórias até engraçadas e inesperadas que mostram como os repórteres precisam improvisar em benefício da informação.

Natural de Porto Alegre (RS) e radicada em Brasília, a autora expõe alguns fatos singulares da capital da República, como a queda do governador José Roberto Arruda e a riqueza do turismo de aventura do Distrito Federal.

Além de fatos marcantes da história política do Brasil, como o retorno ao país do ex-governador Brizola, e alguns capítulos sobre epidemias que desafiaram o sistema público de saúde, como a cólera, influenza e covid-19.

Mas a publicação ainda revela reportagens de aventura, como um pedal no Amapá, duas viagens para a Antártica e o desafio de transitar pela Lagoa do Peixe (RS), além  do risco que é cobrir violência no campo no Bico do Papagaio, na região Norte.

A jornalista Márcia Turcato vive em Brasília desde 1988, quando chegou na cidade para trabalhar na cobertura da Constituinte e passou por várias redações e assessorias de imprensa, principalmente na área da saúde.

Natural de Porto Alegre, também trabalhou na mídia gaúcha e catarinense. Turcato conta que o livro foi escrito como uma homenagem aos jornalistas profissionais que diariamente enfrentam o desafio de informar com ética e compromisso social em um cenário de pós-verdade.

Ela diz ainda que ficou muito feliz que o lançamento da publicação coincidiu com a entrega do Prêmio Nobel da Paz para dois jornalistas estrangeiros que combatem diariamente as fakes news, essa praga que constrói mentiras e coloca em risco a democracia em todo o mundo.

Participam da live para falar sobre a missão social do jornalismo e o enfrentamento da desinformação junto com Márcia Turcato, os jornalistas Wagner Vasconcelos, doutor em Ciências da Saúde, coordenador da Assessoria de Comunicação Social da Fiocruz em Brasília; Lígia Formenti, ex-repórter do jornal O Estado de S. Paulo e assessora de Comunicação Social do CONASS- Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde; e Elmar Bones, diretor do Jornal JÁ e Editora JÁ, de Porto Alegre (RS),

Bones foi pioneiro na redação da revista Veja e trabalhou nos principais veículos da mídia brasileira, como o jornal Gazeta Mercantil e a revista Isto É.

Serviço:

“Reportagem, da ditadura à pandemia”, de Marcia Turcato,

Live de lançamento dia 04 de novembro, quinta-feira, às 20h, no perfil da Editora Telha no Facebook

Editora Telha https://editoratelha.com.br/

Livro com 112 páginas, 20 capítulos, cinco ilustrações

Lançamento: R$ 35,00

 

Deixe uma resposta