Mil peças de coleção particular enriquecem acervo do Museu Farroupilha

Álbum de figurinhas do Centenário da Revolução Farroupilha, lançado em 1945 - Foto: Solange Brum/Ascom Sedac

O acervo do Museu Histórico Farroupilha, em Piratini, será enriquecido com um conjunto de quase mil peças  reunidas  por Volnir  Junior dos Santos, colecionador conhecido como TcheVoni.

Gaúcho residente em Natal, capital do Rio Grande do Norte, TcheVoni dedicou 20 anos  reunindo material referente à Revolução Farroupilha –  livros, documentos, moedas e armas, como espadas e balas de canhão.

Em 2019,  ele procurou o MHF para manifestar o desejo de doar as peças à instituição. Em outubro daquele ano, a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e a diretora do museu, Francieli Domingues, viajaram a Natal para tornar esse desejo uma realidade.

A coleção, acondicionada em 30 caixas,  será transportada com uma escolta da Brigada Militar, de Porto Alegre até a cidade de Piratini, onde fica o museu a 350  km  da captal.

O acervo está em posse da Sedac desde dezembro de 2019, quando foi transportado de Natal para o Rio Grande do Sul.

Na capital gaúcha, as peças foram recebidas por técnicos do Departamento de Memória e Patrimônio da Sedac, que trabalharam na catalogação.

“Numeramos e criamos fichas de cadastro com fotos para cada uma das peças. Depois, fizemos o devido acondicionamento para o novo transporte”, explica o assessor especial de Memória e Patrimônio da Secretaria da Cultura, Eduardo Hahn.

“Temos certeza que o acervo está no lugar certo, e o Museu Farroupilha vai poder contar, com detalhes e profundidade, a história da Revolução Farroupilha”, analisa Beatriz Araujo.

Melhorias no museu

Enquanto o processo de catalogação acontecia, o Museu Histórico Farroupilha preparava sua estrutura para receber a coleção.

As melhorias contemplaram o mobiliário, a parte elétrica, o sistema de iluminação e a reserva técnica do museu, que agora conta com mais duas salas para acondicionar o acervo.

“A chegada da coleção permitirá que a direção e a equipe técnica aprofundem a pesquisa histórica das peças, bem como a construção da nova exposição, que está prevista para inaugurar em setembro”, anuncia a diretora do Museu Histórico Farroupilha, Francieli Domingues.

 

Deixe uma resposta