Monumento ao Laçador posto em pé para fase mais profunda de limpeza

 

 

O restauro do Monumento ao Laçador segue o cronograma previsto no projeto. Desta vez, a escultura Símbolo Oficial de Porto Alegre foi erguida novamente para receber a limpeza através do jateamento e assim identificar com melhor precisão fissuras e rachaduras que serão fechadas com soldagem. O processo contou com um caminhão guincho, que fez, inversamente, o mesmo processo de quando ele foi retirado do Sítio do Laçador e colocado no caminhão para transporte. Com a Estátua já em pé, a JOG Andaimes está colocando as estruturas ao redor do Laçador para que a limpeza com micro jateamento seja feita.

Na última semana, a Estátua recebeu a estrutura interna em aço inox, com sistema estrutural treliçado, que vão desde os pés até o pescoço do Laçador e proporcionam maior estabilidade. Além disso, também já foi fixada em sua base a estrutura que irá prender o Monumento ao chão, para quando ele for devolvido ao Sítio na Avenida dos Estados, na capital gaúcha. Esta base será unida a uma estrutura de aço inoxidável que será colocada no atual pedestal de concreto, a fim de promover uma maior segurança e praticidade nas ações conservativas. Assim, se houver a necessidade de remoção em algum outro momento da sua história, será feito de forma mais prática e diminuindo os riscos para o Monumento.

O restauro da Estátua do Laçador faz parte do Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, promovido pelo Sindicato dos Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS) e pela Associação Sul Riograndense da Construção Civil. O projeto tem patrocínio da Gerdau e da Sulgás e conta com o apoio da JOG Andaimes, Elevato, Ministério Público do Rio Grande do Sul e Phorbis Empreendimentos Imobiliários.

Deixe uma resposta