Morre artista visual indígena Jaider Esbell, que expôs cobras infláveis no Parque da Redenção

 

O artista visual indígena Jaider Esbell, cuja obra “Entidades”, duas cobras infláveis, esteve exposta no espelho d’água do Parque Farroupilha (Redenção), durante o 28º Porto Alegre em Cena  e que provocou intensos comentários favoráveis e contrários nas redes sociais, morreu nessa terça-feira. A instalação ficou exposta até domingo passado.

A notícia da morte do artista visual publicada pela Folha de São Paulo e repercutida pelo site 247 é essa:

“247 – O artista plástico indígena Jaider Esbell morreu nesta terça-feira (2), aos 41 anos. De acordo com amigos do artista, a causa da morte foi suicídio.

As obras do artista Jaider Esbell estão em exposição na mostra “Moquém_Surarî: Arte Indígena Contemporânea”, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, com uma reunião de pinturas, esculturas, e obras referentes a diversos povos indígenas.

Fotos Higino Barros/ JÁ Porto Alegre

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o artista nasceu em 1977, em Normandia, no estado de Roraima, na terra indígena Raposa Serra do Sol, e se consolidou nos últimos anos como uma das figuras centrais da arte indígena contemporânea no país, ao lado de nomes como Denilson Baniwa e Isael Maxakali. Ele se mudou para Boa Vista aos 18 anos, quando já havia participado da articulação de povos indígenas e de movimentos sociais.

Além de uma exposição na galeria Millan, em maio —sua primeira individual em São Paulo—, Jaider Esbell também apresentou suas obras na mostra de arte indígena “Véxoa – Nós Sabemos”, na Pinacoteca.”

Na capital gaúcha sua obra foi trazida pelos programadores do festival de teatro Porto Alegre em Cena e as duas gigantescas cobras, infladas no espelho d’água na Redenção, representam a fertilidade e a fartura. A simbologia do povo indígena Makuxi, trabalha incessantemente para proteger, alertar e manter vivos os povos originários.

Deixe uma resposta