Homenagem a Antonio Soriano nos 33 anos da Galeria Bublitz

SORIANO - SERIGRAFIA 50 X 70cm

 

Higino Barros

Trinta e três obras de trinta e três artistas que passaram pela Bublitz Galeria de Arte, nos  33 anos que ela está comemorando com uma exposição especial de 25 de outubro a 25 de novembro.

Está aberta ao público  na Av. Neusa Goulart Brizola, 143, em Porto Alegre.  A mostra também poderá ser conferida virtualmente na Bublitz Galeria Virtual de Arte no linkhttps://virtual.galeriabublitz.com.br/.

Antonio Soriano -.Acervo Pessoal/ Divulgação
SORIANO – SERIGRAFIA – 50 X 70cm
SORIANO – SERIGRAFIA 50 X 70 cm

Nesta exposição comemorativa além de nomes consagrados da arte gaúcha e nacional como Ado Malagoli, Aldemir Martins, Carlos Scliar, Carybé, Jane de Bhoni, Kenji Fukuda, Vasco Prado e Vitório Gheno, haverá uma homenagem ao artista gaúcho Antonio Soriano, falecido em 2016, com o lançamento de uma série de cinco gravuras numeradas em uma parceria entre a Bublitz Galeria de Arte, a Família Soriano e a Arteprints, de São Paulo, a mais reconhecida empresa de gravuras artísticas do País.

Nascido em Santo Ângelo, em 1944, Soriano militou também na publicidade, atividade que lhe rendeu prêmios, como na arte. Alcançou destaque nacional e participou de várias exposições em diversas parte do País. Foi aluno de Rubens Galant Costa Cabral e de Ado Malagoli. Faleceu em julho de 2016, em Porto Alegre. “Soriano traduzia como ninguém em sua obra o inconsciente coletivo gaúcho dos pampas e foi um dos artistas mais importantes da história da Bublitz. Na galeria, protagonizou sete exposições individuais e participou de seis exposições coletivas”, informa o marchand Nicholas Bublitz.

Arte na veia

Nicholas está à frente da galeria desde que ela foi criada. Filho de Vera Bublitz, que fundou o ballet com seu nome há mais de 50 anos em Cruz Alta, Nicholas sempre teve sua vida rodeada de arte. Além da influência familiar, passou por espaços da arte nos Estados Unidos e na França. Aos 25 anos, quando retornou ao Brasil, decidiu abrir sua própria galeria de arte. “No dia 18 de outubro de 1988, fundei a empresa Bureau d’Art Comércio de Obras de Arte, nome do registro da Bublitz Galeria de Arte, que permanece até hoje”, conta.

Nicholas Bublitz. Foto: Paulo Garavelo/ Divulgação

“Ao longo de trinta e três anos de história, nomes da arte gaúcha e brasileira passaram pela Bublitz e se tornaram célebres. Outros já consagrados exibiram suas obras no espaço e continuam fazendo parte do acervo da galeria. Um recorte dessa trajetória poderá ser conferido pelos visitantes nessa exposição histórica”, convida.

O marchand Nicholas Bublitz respondeu às perguntas enviadas pelo JÁ Porto Alegre por email.

Pergunta: Currículo breve, profissional:

Resposta: Formação universitária e profissional. Associate of Arts Degree da Black Hills State University, Spearfish, Dakota do Sul, USA Bachelor of Arts in International Affairs da Universidade Americana de Paris, License em Droit pela Université de Paris 1, Pantheon Sorbonne, Paris, FrançaMBA em Marketing da Fundação Getúlio Vargas. A primeira galeria de arte em que trabalhei foi a Dakota Plus Gallery in Rapid City, Dakota do Sul, USA e depois em Paris, vendi gravuras assinadas para Galerie Art Cadre da Rue Dauphine em Paris, França.

VITÓRIO GHENO – OST – 2018 – 70 X 100 – COM CAIXA 90 X 120 cm – SÉRIE FLORES.
VICTOR HUGO PORTO – AST – 2014 – 50 X 100 cm

Pergunta: O que caracteriza a Galeria Bublitz?

Resposta:  Uma galeria voltada para a arte contemporânea que sempre foi norteada por trabalhar com artistas profissionais, na maioria gaúchos, que têm real valor de mercado.

Pergunta: No que ela se identifica e se diferencia de outros espaços privados de arte ?

 Resposta: Nossa galeria não aluga parede! Para fazer parte do nosso acervo, o artista tem que se dedicar exclusivamente à arte, ter comprometimento com o trabalho, currículo e. sobretudo, visão de longo prazo. Nada pior do que investir em um artista que para de pintar! Temos arte como investimento com obras de grandes nomes como Gheno e Inos Corradin. E arte para decoração, com opções de quadros personalizados e também tapetes orientais, por exemplo.

ROSY MORENO – AST 50X50cm
MÁRCIA MAROSTEGA – AST – 60X60cm

Pergunta: Quais os momentos marcantes ao longo desses 33 anos?

 Resposta: Os momentos marcantes foram as diversas exposições individuais que fizemos com artistas importantes como Vasco Prado, Aldemir Martins, Carlos Scliar, Inos Corradin, Chen Kong Fang, Kenji Fukuda, Antonio Soriano, Vitorio Gheno e muitos outros grandes nomes da arte brasileira. O momento mais importante foi a grande festa de comemoração dos nossos 30 anos de vida com o lançamento do meu livro: Como Investir em Arte no Brasil.

MARCELO HÜBNER – AST – 2020 – 100X160 cm – MERCADO DE FLORES
INOS CORRADIN – OST – 2019 – 80 X 100 – COM CAXA 100 X 120 cm – O CASAL DE NAMORADOS

Pergunta: Como vê o cenário gaúcho de arte , pós pandêmico?

Resposta: Vejo o cenário gaúcho como incipiente, pobre, com pouca valorização da arte! No Uruguai, com uma economia muito menor que a nossa, qualquer artista importante vale pelo menos 3 vezes mais. Nossos preços de obras de arte importantes são muito, mas muito baixos se compararmos com o mundo ou até com São Paulo. Mas esse aspecto também traz algo positivo. Como as obras de artistas gaúchos, mesmo os mais renomados, estão com preços baixos em geral, a possibilidade de valorização acaba sendo alta, o que torna a arte gaúcha um bom investimento.

EDUARDO VIEIRA DA CUNHA – AST – 2021 – 80 X 120 cm – BONDE III
ARMANDO GONZALEZ – AST – MADRUGANDO (233) – 2020 – 25 X 70 – 3.000,00

 Pergunta: Como foi e tem sido administrar a galeria em tempos de pandemia? Como era antes? Como é agora.?

Resposta: Na pandemia tivemos que nos reinventar….hoje temos 4 sites ativos, o virtual.galeriabublitz.com.brgaleriabublitz.com.brbubltizquadros.com.br e bublitzdepositodetapetes.com.br onde vendemos e exibimos nossa arte, além de oferecermos pela internet um curso de quatro semanas para investimento em arte em https://nicholasbublitz.com.br/curso/. A exposição virtual das obras cresceu exponencialmente.

Pergunta: O que projeta para os tempos pós pandêmicos no cenário de arte? Agora as redes sociais tiveram papel importante na continuidade. Como fica o presencial? Dá para fazer um comparativo ?

Resposta: Para o futuro, vamos manter a venda de obras de arte de forma remota que veio para ficar, e acreditando que a venda presencial vai demorar para chegar nos patamares pré-pandêmicos. As redes sociais são hoje o meio mais importante para divulgação do nosso trabalho.

ALDEMIR MARTINS – ACRÍLICO SOBRE CARTÃO – 46 X 35 – COM MOLD 56 X 68 cm – GATO BRANCO

Pergunta: Algo mais?

Resposta:  Fato surpreendente é que durante a pandemia as pessoas continuaram a comprar obras de arte em bom volume, possivelmente pelo boom do mercado imobiliário e pelo fato de que ficaram em casa onde sentiram falta de arte.

 

Confira a lista completa dos artistas:

Ado Malagoli (in memorian)

Aldemir Martins (in memorian)

Ângelo Guido (in memorian)

Antônio Soriano (in memorian)

Armando Gonzalez

Carlos Scliar (in memorian)

Carmen Medeiros

Carybé (in memorian)

Claudia Stern

Eduardo Vieira da Cunha

Ênio Lippmann (in memorian)

Erico Santos

Fernando Ikoma

Flávio Scholles

Glênio Bianchetti (in memorian)

Golb Carvalho

Inos Corradin

Jane de Bhoni

João Carlos Bento

Juarez Machado

Kenji Fukuda (in memorian)

Marcelo Hübner

Márcia Marostega

Mario Soldatelli

Michelangelo Soldatelli

Mirian Garcia

Paulo Amaral

Paulo d’Avila

Rosy Moreno

Vasco Prado

Victor Hugo Porto

Vitório Gheno

Walter Balestra

Exposição Bublitz: 33 anos, 33 artistas

Bublitz Galeria de Arte

Endereço: Av. Neusa Goulart Brizola, 143
Inauguração: segunda-feira, 25 de outubro, das 12h às 18h
Período: até 25 de novembro
Entrada Franca

Deixe uma resposta