“Percorre-me” propõe interlocução entre corpo e território

Foto: Divulgação/JÁ

A Exposição Percorre-me do fotógrafo João Albuquerque inaugura um novo momento do Studio d, espaço de saúde e cultura no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, que tem como propósito promover bem-estar e qualidade de vida através do intercâmbio e encontros entre práticas e saberes. Percorre-me propõe uma interlocução entre o corpo humano e o território, entendendo-o como uma unidade geográfica que se conecta consigo mesma e com o planeta.

A exposição, com curadoria de Cintia Del Pino, é composta por 12 fotos, preto e branco, tamanho 99cm x 67cm, que associa imagens da Bolívia a corpos brasileiros. Após visitar vários países latinos, João Albuquerque escolheu este país porque o faz lembrar um núcleo-coração de onde emerge toda a nossa latinidade e essência.

Além de explorar territórios corporais, mostra a relação desses corpos com a cultura latino-americana e como lidam com a limitação das fronteiras geográficas. “Entender a singularidade na pluralidade do povo latino-americano é a chave para abraçar a humanidade como o único organismo vibrante”, resume Albuquerque.

João Albuquerque é pernambucano, radicado em Porto Alegre, estudou fotografia, em Recife, e Semióticas Artísticas de Produções Contemporâneas, em Porto Alegre. Ele explica que o trabalho surgiu por uma necessidade de escape: “Prestar atenção nas cenas, nas cores e no que eles poderiam traduzir. Pessoas em seus variados contextos, paisagens e detalhes são a minha inspiração.”

Studio d

O Studio d foi pensado inicialmente para aulas de Pilates, atendimento fisioterapêutico e assessoria ergonômica. Segundo sua fundadora, Daniela Lagranha, “é de extrema relevância ampliar nossos entendimentos a respeito de saúde e, para que isto aconteça, é fundamental pensarmos na cultura como uma via colaborativa para acessar o corpo na sua integralidade, na relação consigo mesmo, com os ecossistemas e com o planeta, pois a nossa saúde depende da saúde do planeta e destas correlações”.

A exposição Percorre-me está no Studio d, com hora marcada para visitação, respeitando todos os protocolos de prevenção da Covid-19, até o dia 16 de outubro.

Mais informações e agendamento:

Instagram: @studio.d poa

Telefone: (51) 98144-2001

Endereço: Giordano Bruno 312, sala 2, Porto Alegre/RS

 

Deixe uma resposta