Socorro Ocidente Show: 0 bar mais rock da capital faz um festival online

 

O bar Ocidente considerado patrimônio histórico cultural de Porto Alegre e que com a chegada do Covid e passados 16 meses,  enfrenta dificuldades, pede socorro. Por isso, nos dias 16 e 23 de julho vai acontecer o Festival Online SOCORRO OCIDENTE SHOW.

Serão duas noites de transmissão via youtube com shows musicais, dança, performances teatrais e o sarau elétrico. O passaporte para salvar o Ocidente está à venda no Sympla. Há vários valores de ingressos para ninguém ficar de fora, de 20 a 80 reais.

Uma Noite no Ocidente ; Jimi Joe, Wander Wildner, Carlos Gerbase e Arthur de Farias – Foto © Fernanda Chemale/ Divulgação

Na primeira noite, dia 16, estão agendados Wander Wildner, Tonho Crocco, Denizeli Cardoso, Os The Darma Lóvers, Los 3 Plantados, Flu, Pedro Petracco, Pupilas Dilatas, Circenses, Só Amor Trio, Antônio Carlos Falcão, Performers da Fun (Von Teese), Luciana Tomasi + Carlos Gerbase, Arlete Cunha, João Carlos Castanha e Marcio Ventura.

Os Replicantes: Wander Wildner, Heron Heinz, Cléber Andrade, Carlos Gerbase, Cláudio Heinz, Bar Ocidente, 2002. Foto Fernanda Chemale/ Divulgação

A segunda noite, dia 23, terá Defalla, Os Replicantes, Frank Jorge, Carlinhos Carneiro, Julio Reny, Zé Natálio feat Tonho Crocco e Jacksom, Adriana Deffenti, Jimi Joe, Marcio Petracco, As Batucas,  Sarau Elétrico, Ilana Kaplan, Renato Del Campão, Patsy Cecato, Zé Adão Barbosa, Janaina Kremer, Cikuta Castanheiro e Ana Maria Mainieri.

Nas duas noites haverá também a participação de Nei Lisboa.

Cultura e resistência

O bar Ocidente abriu suas portas em dezembro de 1980, inicialmente era para ser um espaço para grupos de teatro mas logo foi sendo apropriado por bandas como Os Replicantes que fez seu primeiro show ali; além de Julio Reny e o Expresso Oriente, TNT toda a cena do rock gaúcho dos anos 80. Localizado na esquina da Osvaldo Aranha com a João Telles, o casarão tem quase 150 anos e talvez seja uma das construções mais antigas de Porto Alegre.

Fiapo Barth, dono do bar. Foto. Fernanda Chemale/ Divulgação

Há muitas histórias, mas cabe lembrar da invasão da polícia em junho de 1989 que culminou no movimento Bom Fim Pequim; uma licença poética à obra de Nei Lisboa Berlim Bom Fim.  A reação motivou o show no Araújo Viana e fazia analogia a repressão policial na Praça Celestial em Pequim que aconteceu na mesma época.

O Ocidente sempre gerou muitos empregos diretos e indiretos para quem trabalha com o entretenimento em Porto Alegre. Mas chega em 2021 pedindo ajuda. Continua servindo o almoço lacto/vegetariano, coordenado por Rô Cortinhas e abre como pub neste momento de pandemia.

“O Ocidente atravessou quatro décadas como parte de um todo festivo, do Sarau Elétrico às noites LGBT’S. Sempre foi um espaço de liberdade contra todas as formas de caretice”, lembra o material de divulgação do bar.

Deixe uma resposta