Bolsonaro e o uso político de jogo da seleção

Durante transmissão em rede pública, narrador agradeceu a diregentes da CBF e mandou abraços ao presidente Bolsonaro. Reprodução

O governo Bolsonaro entrou em campo na noite dessa terça-feira junto com a seleção de futebol do Brasil. Durante a transmissão do jogo da equipe brasileira contra a seleção do Peru, válido pelas eliminatórias da próxima Copa do Mundo, o narrador André Marques, da TV Brasil, responsável pela transmissão do jogo em canal aberto, além de elogiar dirigentes da CBF por permitir sua transmissão, citou nominalmente o presidente Jair Bolsonaro duas vezes. “Mando meu abraço para o presidente Bolsonaro, ele deve estar vendo o jogo”, falou Marques, perto do final do primeiro tempo e do final do jogo.

A partida, vencida pelo Brasil por 4 a 2, foi válida pela segunda rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2022 (Catar). Quem tinha a exclusividade para transmissões dos jogos da seleção brasileira até o início do governo Bolsonaro era a Rede Globo, que impunha os interesses de sua grade de programação.

O cenário mudou com as novas regras da Conebol e FIFA, que dá os direitos de transmissão ao mandante, no caso de ontem a federação peruana, e com o rompimento do governo federal com a Rede Globo. Sem acerto financeiro da Globo, duas horas antes do início da partida houve o anúncio que ela seria transmitida pela TV Brasil e suas afiliadas, aqui no estado a TVE. O período coincidiu com horário de novela da Rede Globo, um dos carros chefe da programação da emissora carioca.

Nas redes sociais houve, de um lado, muitas críticas à citação do nome do presidente Bolsonaro, com internautas chamando o narrador do jogo de “chapa branca” e criticando a emissora pública de fazer propaganda pessoal do presidente, e do outro, apoiadores do governo elogiando a postura do governo de “encarar o monopólio da Globo”. Agora, resta saber se a prática da propaganda política pode se tornar comum nas transmissões dos jogos da seleção brasileira. A Globo comprou o pacote de jogos do Brasil realizados em território nacional. Nos jogos fora de casa não há nenhum acerto ainda. Novos capítulos virão.

A CBF diz que disponibilizou os direitos à TV Brasil de graça, mas não divulgou se pagou a federação peruana pela transmissão.

A TV Brasil faz parte da EBC, empresa pública de comunicação criada no governo Lula. Em 2018, ao ganhar eleição, Bolsonaro indicava que a EBC seria extinta ou privatizada. Mas até agora, como boa parte do pacote de privatização anunciado em campanha, não saiu do papel o fim do veículo, que no jogo do Brasil obteve audiência muito maior do que habitual.

 

Deixe uma resposta