Reforma ou demolição? Laudo que vai dar a resposta sobre o Esqueletão custará R$ 225 mil

Fotos: Cesar Lopes/ PMPA

Começaram nesta terça-feira, 26/10, as inspeções que definirão o futuro do prédio mais emblemático do centro de Porto Alegre, o Esqueletão, defronte da praça XV de Novembro, no coração da cidade..

Há duas opções : a demolição ou recuperação do prédio.

O laudo será feito pelo Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (Leme) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho vai custar R$ 255 mil,  conforme o contrato firmado entre a prefeitura e a Universidade..

Serão realizados levantamentos, ensaios de campo e vistorias que incluem o uso de equipamentos como drones. O início dos trabalhos se dá um mês após a saída dos últimos lojistas e moradores que ainda ocupavam o prédio.

As famílias que permaneciam no Esqueletão foram encaminhadas a vagas em pousadas, até que estejam devidamente cadastradas para recebimento do auxílio moradia.

Dos 19 pavimentos, quatro eram ocupados. No térreo funcionavam as lojas. O primeiro, segundo e terceiros andares eram utilizados para moradia.

De acordo com um laudo assinado por engenheiros da prefeitura em 2018, o prédio oferecia risco de grau crítico aos ocupantes o que era contestado pelos moradores e lojistas.

*Com informações da Prefeitura.

Deixe uma resposta