Justiça do trabalho suspende, até dezembro, demissões no Imesf em Porto Alegre

Audiência resultou em uma proposta de acordo sobre o fim da greve deflagrada pelos servidores do Imesf. Os trabalhadores se comprometeram ainda a manter o mínimo de 80% de prestação de serviços. Divulgação TRT-RS

A justiça do trabalho determinou que a prefeitura de Porto Alegre suspenda a demissão dos trabalhadores do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf), pelo menos até dezembro.

A desembargadora Maria Madalena Telesca concedeu liminar favorável ao pleito do Sindisaúde-RS, Sergs, Soergs, MPF e MP-RS. Com isso, após live realizada na página do Sindisaúde-RS com profissionais de saúde, os sindicatos orientaram a suspensão da greve iniciada na quarta-feira, 14/10.

O processo na Justiça a respeito da extinção do órgão está encerrado, com decisão final do Supremo Tribunal Federal (STF), mas há processos na Justiça do Trabalho sobre destinação dos 1,8 mil funcionários do órgão. A Prefeitura já demitiu cerca de 500 e pretendia afastar os demais ainda este ano. A procuradoria do município pode recorrer da liminar.

Também nesta quinta-feira, 15/10, o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargador Francisco Rossal de Araújo, conduziu audiência de mediação entre sindicatos que representam trabalhadores do Imesf e o Município de Porto Alegre.

A audiência resultou em uma proposta de acordo sobre a greve deflagrada pelos servidores do Imesf. Os trabalhadores se comprometeram a manter o mínimo de 80% de prestação de serviços. A direção do Instituto, juntamente com a Prefeitura, fica autorizada a fazer eventual remanejamento em caso de necessidade. O acordo vale a partir desta sexta-feira (16).

Um comentário em “Justiça do trabalho suspende, até dezembro, demissões no Imesf em Porto Alegre”

Deixe uma resposta