Lula tenta costurar “aliança dos sonhos” para derrotar o bolsonarismo no Rio Grande do Sul

Lula com Alexandre Kalil, do PSD: acordo em Minas

Pré-candidato à presidência da República, com 48% das intenções de votos e vitória assegurada no primeiro turno, se a eleição fosse amanhã.

Com essas credenciais o ex-presidente Lula desembarca em Porto Alegre nesta quarta-feira, 1 de junho.

O primeiro evento programado em Porto Alegre, porém,  será em local fechado, uma casa de shows (Pepsi on Stage). Um ato público para o qual estão sendo esperadas caravanas de ônibus de diferentes regiões do Estado, a partir das 16 horas.

Os organizadores justificaram o local fechado: por se tratar de uma atividade de pré-campanha, o Departamento Jurídico recomendou que não fosse realizado em área pública, para não ferir a legislação eleitoral.

A direção do PT ainda está organizando a agenda, que inclui  encontros com líderes partidários, representantes de setores da educação, da produção e do cooperativismo. Será uma incursão de dois dias por redutos bolsonaristas.

Em 2018,  Bolsonaro recebeu 63,2% dos votos no Rio Grande do Sul. Fernando Haddad, do PT teve 36,16% dos votos no estado no segundo turno.

Uma pesquisa interna do PT aponta que Bolsonaro tem 40% das intenções de voto no Rio Grande do Sul, ficando Lula com 27%.

Nesta quinta, 26, Lula anunciou um acordo com o ex-prefeito Alexandre Kalil, do  PSD,  em Minas. O PSD apresentará Alexandre Kalil para o governo de Minas e o senador Alexandre Silveira para a reeleição, enquanto o PT apresentará o deputado estadual André Quintão para candidato a vice-governador.

No Rio Grande do Sul, um de seus objetivos é a “frente dos sonhos” para vencer o bolsonarismo galopante no Rio Grande do Sul, unindo PT, PDT, PSB, Psol, PCdoB, PV.

A frente assim ampla da esquerda parece improvável. O PSOL, por exemplo, optou por marcar posição. No próximo domingo (29), às 15h, será lançada a pré-candidatura de Pedro Ruas a governador.

O PSB também, com seu pré-candidato Beto Albuquerque, se mostra irredutível. O PDT alinhado a Ciro Gomes também já anunciou pré-candidato.

“O bolsonarismo tem a sua força política, mas não é mais o que era e… Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/entrevistas/o-bolsonarismo-ja-nao-e-tao-forte-no-rio-grande-do-sul-diz-pre-candidato-do-pt/.

Deixe uma resposta