Policia Federal vai investigar venda de dados pessoais pela internet

Circula na internet uma suposta oferta de dados de até 200 milhões de brasileiros.

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) confirmou o indício e informou que abriu procedimento para apuração do caso.

A oferta dos dados foi noticiada na imprensa. A origem das informações seria do serviço de atendimento à população de São Paulo, conhecido como Poupatempo, que reúne serviços de diferentes órgãos públicos do Estado.

Em nota à Agência Brasil, a ANDP confirmou que está analisando o vazamento e que é sua responsabilidade a apuração de incidentes como esse, com a ajuda de órgãos como a Polícia Federal.

“Já se encontram em curso as apurações administrativas devidas, de competência da ANPD, a fim de que seja apurada a ocorrência do vazamento, a origem, a forma em que teria se dado o possível vazamento, as medidas de contenção e de mitigação que devem ser adotadas em um plano de contingência, as possíveis consequências e os danos causados pela suposta violação, de forma a promover as orientações e eventuais responsabilizações dos envolvidos”, diz trecho do comunicado.

A Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) negou vazamento de qualquer terminal do Poupatempo.

“A Companhia adota rígidos controles e regras de acesso ao sistema de dados, que é monitorado 24 horas por dia em tempo real pelas equipes de TI. Em mais de cinco décadas, e de inúmeras tentativas diárias, nunca houve vazamento de dados na Prodesp”, afirmou.

(Com informações da Agência Brasil)

Deixe uma resposta