Professores de Porto Alegre deflagram estado de greve por discordarem de volta às aulas

Em Assembleia Geral Online do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA), realizada nesta sexta-feira (25/9), foi aprovado estado de greve na Educação, com nova assembleia marcada para o dia 30/9.

Segundo o sindicato, a decisão foi uma resposta ao calendário de retorno às atividades presenciais a partir da próxima segunda-feira (28/9), apresentado pelo prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB).

“Em defesa da vida, em primeiro lugar, Sindicato e educadores pretendem denunciar à população o risco que toda a comunidade escolar corre com o retorno às aulas em plena pandemia e sem condições sanitárias seguras. Além do alto grau de incidência de Covid-19, o Simpa tem apontado que falta um protocolo claro que estabeleça quais medidas sanitárias devem ser tomadas a fim de garantir a segurança de estudantes e professores. Além do que, ainda existem instâncias jurídicas e políticas a serem esgotadas neste processo”, diz comunicado do sindicato.

Transmitida por plataforma online, a assembleia geral contou com a presença de 752 participantes. Também será solicitado pelo Simpa ao MP testagem em massa para Covid-19 a todos alunos e trabalhadores das escolas.

Deixe uma resposta