Última semana de convenções define 13 candidatos à prefeitura de Porto Alegre

A disputa pelo governo de Porto Alegre será a mais acirrada desde a nova constituição, de 1988. Foto do Paço Municipal / Ederson Nunes/CMPA

Os nomes e a posição de cada um no tabuleiro eleitoral em Porto Alegre para as eleições 2020 ficam definidos nos cinco próximos dias.

A partir desta quinta-feira, 10/09, onze convenções decidirão os candidatos que efetivamente concorrem a prefeitura da Capital gaúcha: PSOL, nesta quinta-feira; no sábado, PSD, PCdoB, PDT, PP, PT, PTB e Republicanos; e dia 14, MDB, PSC e PSTU.

Somente o PSDB ainda não confirmou a data da sua convenção, que deve ocorrer no início da próxima semana, o prazo limite é 16 de setembro. Mas, como todos sabem, o prefeito Nelson Marchezan Júnior vai concorrer a reeleição, com provável coligação com o PSL e o PL.

Nesta quinta, dia 10, às 18h e em formato virtual, o PSOL apresenta Fernanda Melchionna e Márcio Chagas, em chapa própria do partido. Com a ideia de uma “prefeita feminista”, Melchionna ainda defende uma renda mínima permanente.

Até agora, dois candidatos já confirmaram presença no pleito.

No PV, a chapa é liderada pelo médico Montserrat Martins e ainda há possibilidade da REDE indicar o vice. Uma política voltada ao meio ambiente e a vontade de atrair empresas e profissionais para formar um “polo de tecnologias limpas” fazem parte do plano do partido.

O PROS confirmou o deputado estadual Rodrigo Maroni à Prefeitura de Porto Alegre. O auditor e ex-diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado, Edelberto Mendonça, foi escolhido como vice na composição da chapa pura. Com um histórico de defesa dos animais, Maroni deve priorizar esta pauta na campanha.

No começo desta semana ocorreu a desistência de dois pré-candidatos –  André Cecchini, do Patriotas, e Mário Ikeda, PRTB.

O PRTB optou por colocar o coronel Ikeda como vereador, acreditando que ele conseguirá uma vaga na casa legislativa.

Com isso, fica indefinida a chapa de Gustavo Paim, do PP, que via Ikeda como seu vice, numa tentativa de formar uma aliança com viés conservador e apelo no campo da segurança pública.

A convenção virtual do PP acontece sábado, dia 12, às 10h. Sem Ikeda, e sem o dinheiro do PRTB, há ainda possibilidade do PP desistir da chapa própria e entrar em coligações com o MDB ou o PTB.

No caso do Patriotas, de Cecchini, haverá apoio à candidatura de José Fortunati (PTB), e o partido negocia ser vice na chapa.

Entre as forças do centro que buscam coligações fortes, existe uma expectativa para a convenção do PTB, às 11h de sábado, onde pode ser definido o vice da chapa de Fortunati. O partido já alinhou coligação com Patriotas e Podemos.

Outra pré-candidatura que ficou pelo caminho foi Nádia Gerhard (DEM). O partido entrou na coligação com o MDB de Sebastião Melo, que irá realizar convenção dia 14. A chapa vai ser Melo (MDB) e Ricardo Gomes (DEM). A reunião do DEM, e do Cidadania, que compõe a coligação com o MDB, será dia 15.

Sábado, 9h, o tradicional PDT irá formalizar uma aliança inédita, uma chapa totalmente feminina, encabeçada pela deputada Juliana Brizola e a professora Maria Luiza Loose como vice. A professora é do PSB, que já realizou sua convenção e confirmou a parceria.

Na tarde de sábado, a partir das 14h, haverá os encontros online do PCdoB e do PT, os dois partidos de esquerda irão formalizar a chapa Manuela D’Ávila e Miguel Rosseto.

Às 17h, as duas siglas terão um ato político conjunto virtual. Será a primeira vez desde que entrou na disputa em Porto Alegre que o PT não liderará uma chapa.

Às 16h também de sábado, Valter Nagelstein será lançado como candidato do PSD, e buscará o eleitor mais conservador, liberal na economia e atrair os votos bolsonaristas. Na mesma linha de Nagelstein, a empresária Carmen Flores (PSC) será confirmada em assembleia no dia 14.

Também no sábado, o Republicanos realizará a sua convenção, em reunião online confirmará o nome de João Derly como candidato a prefeito de Porto Alegre, com o Delegado Fernando como vice.

Por fim, o esquerdista PSTU lança dia 14 Júlio Flores como o candidato do partido, tendo como vice Vera Rosana.

As convenções são o passo inicial da disputa. Com quase 1,1 milhão de porto-alegrenses aptos a votar, em um ano de pandemia, em que Porto Alegre viu a taxa de desemprego subir de 7% para 10%. Com campanha de rua restrita e o prefeito Marchezan respondendo um processo de impeachment na Câmara, o resultado parece incerto.

O registro das candidaturas deve ser realizado até o dia 26 de setembro, e o início oficial da campanha é o dia 27.

O primeiro turno será realizado em 15 de novembro e o segundo, se houver, em 29 de novembro.

Confirmadas as expectativas, serão 13 candidatos em Porto Alegre:

 Carmen Flores (PSC)
 
 Fernanda Melchionna (PSOL) 

 Gustavo Paim (PP)

 João Derly (Republicanos) 

 José Fortunati (PTB)

  Juliana Brizola (PDT) 

 Júlio Flores (PSTU)

 Manuela D’Ávila (PCdoB) 

 Montserrat Martins (PV) 

 Nelson Marchezan Júnior (PSDB) 

 Rodrigo Maroni (PROS) 

 Sebastião Melo (MDB)

 Valter Nagelstein (PSD)  

Fotos: Reprodução Redes Sociais

 

Um comentário em “Última semana de convenções define 13 candidatos à prefeitura de Porto Alegre”

Deixe uma resposta