Universidade não tem onde instalar equipamentos que herdou da Fundação de Ciência e Tecnologia

Em 2016, funcionários deram um abraço simbólico na sede da Cientec, em protesto contra a extinção. Reprodução Semapi/Arquivo

Um acordo na Justiça destinou para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul todos os equipamentos e laboratórios da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), em processo de extinção desde 2016.

Problema agora é: para onde os aparelhos e equipamentos serão levados, uma vez que Uergs não possui espaço físico que comporte sua instalação?

Como forma de destravar a extinção da Cientec, o Governo do Estado aceitou destinar parte dos equipamentos da fundação pública de direito privado para a Universidade Estadual do RS (Uergs).

O acordo judicial, reivindicação liderada desde 2019 pelo Sindicato dos Engenheiros (Senge), foi homologado pela juíza Cristina Luisa Marquesan da Silva, no último dia 26 de agosto.

Além do Senge-RS, apoiam a iniciativa pró-reitores e professores da Uergs, além de pesquisadores da Cientec.

O problema agora, segundo o diretor do Senge, engenheiro civil João Leal Vivian, é achar um local para onde os equipamentos serão levados, uma vez que a universidade estadual não possui uma sede, um campus, que abrigue adequadamente esses equipamentos.

“É uma vitória potencializar a Universidade Estadual do RS para atender às demandas e políticas públicas nos eixos da energia, agricultura, meio ambiente, infraestrutura, tecnologia e inovação, mas agora temos outra questão para resolver que é a logística desses equipamentos, desinstalação e instalação”, destaca João Leal Vivian, diretor do Senge-RS.

Desde o dia 27 de dezembro de 2018, uma Ação Civil Pública, proposta pelo Ministério Público contra o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, suspendia os atos do processo de extinção da Cientec.

“Precisamos aguardar o planejamento do Governo do Estado para viabilizar a infraestrutura necessária para que a “Nova Uergs” esteja operacional o mais rápido possível. Será na sede da Cientec na Washington Luiz? Como se dará a desinstalação, transporte e instalação dos equipamentos? Qual o planejamento físico-financeiro para que tudo isso ocorra da melhor forma e com o menor dano ao patrimônio público do estado do RS?”, questiona Vivian.

Vários equipamentos que compõe laboratórios, hoje em poder do Cientec, não funcionam separadamente. Demanda toda uma infraestrutura física como uma sala climatizada, infraestrutura elétrica, de gases, sistema de exaustão e bancadas, por exemplo.

“São vários laboratórios e centenas de equipamentos, que demandam grande infraestrutura. Nada disso é falado no acordo judicial. E a operação desses equipamentos? Demandam equipe especializada e treinada, bem como insumos”, alerta Vivian.

Deixe uma resposta