Onze meses após a Assembleia Legislativa extinguir por lei a Fundação Piratini, que veicula a TVE e a FM Cultura, foram demitidos os primeiros servidores. Nesta quinta, 30/11, 14 profissionais foram notificados que não fazem mais parte da instituição.
Em resposta, os servidores da TVE e FM Cultura decretaram greve geral nas emissoras e divulgaram uma nota em que colocam, que “a decisão (pela greve) ocorre diante do início efetivo do desmonte da TVE e da FM Cultura, com o aviso de demissão de 14 colegas que trabalhavam nas emissoras há mais de 30 anos. A eles expressamos nossa solidariedade, bem como a outros 11 que se encontram também em situação de possível demissão.
A ausência destes profissionais não apenas nos entristece como colegas, mas nos impede de seguir realizando nossas atividades. Um quadro já enxuto, trabalhando desde o início do governo Sartori com condições técnicas mínimas, agora torna-se absolutamente insuficiente, fazendo com que o desempenho de nossas funções e a manutenção das programações da rádio e da TV seja inviável”.
Segundo a direção da Piratini, os servidores demitidos não tinham estabilidade funcional reconhecida pelo Estado porque entraram sem concurso público antes da Constituição de 1988. A assessoria de imprensa da entidade pública confirmou que todos eles atuavam na TVE, no entanto, não divulgou nomes. Para o presidente Orestes de Andrade Jr as programações da emissora de TV e da FM Cultura seguirão normalmente.
Foram as primeiras demissões na Fundação Piratini, extinta conforme a Lei Estadual 14.982/2017, que ainda autoriza o fechamento das fundações Zoobotânica (FZB), Ciência e Tecnologia (Cientec), Economia e Estatística (FEE), Desenvolvimento e Recursos Humanos (FDRH) e Metroplan.
O chamado “Plano de Modernização do Estado (PME)” prevê que os serviços e as atividades desses órgãos sejam incorporados por secretarias ou absorvidos pelo mercado.
Os servidores demitidos não estavam protegidos por liminares que impedem demissões nas fundações.
Fundação Piratini anuncia demissão de 14 e servidores decretam greve
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário