Documentário "Osvaldão" em cartaz no Cine Bancários

O Cine Bancários estreia com exclusividade o documentário Osvaldão, de Vandré Fernandes, Ana Petta, Fabio Bardella e André Michiles, no dia 2 de dezembro.

O longa-metragem terá uma sessão especial gratuita de pré-estreia nesta terça, 1º de dezembro com um debate após a exibição do filme com a presença da diretora Ana Petta, os historiadores e políticos Raul Pont e Raul Carrion e, para mediar o debate, o crítico de cinema Paulo Casa Nova. (Distribuição de senhas a partir das 18h30)

O longa-documentário resgata a trajetória de Osvaldão, mineiro de Passa Quatro que se tornou o comandante negro da guerrilha do Araguaia. Os diretores conversaram com familiares na sua cidade natal e com amigos na capital fluminense, onde Osvaldão estudou. Depoimentos de militantes, mateiros e militares contam sobre o seu ingresso e a sua liderança na guerrilha. O filme traz ainda raras e exclusivas imagens do guerrilheiro em Praga, antiga Tchecoslováquia, durante uma excursão de estudantes.
Sobre Osvaldão

Negro, porte de atleta e campeão de boxe, Osvaldo Orlando da Costa foi um dos principais comandantes da guerrilha do Araguaia, movimento de resistência à ditadura militar entre fins da década de 1960 e meados de 1970. Conta-se que foi temido pelos militares e o seu nome virou lenda na região. Moradores contam mitos, dizem que Osvaldão desviava de bala e se transformava em pedra e cupinzeiro.

O documentário Osvaldão é uma produção independente que levou dois anos para ser concluída. Após os processos de pesquisa, filmagem, montagem e finalização, com gravações no Rio de Janeiro, Pará, Tocantins e Minas Gerais, o filme foi lançado na Mostra de Cinema de São Paulo de 2014.
O músico Criolo faz participação especial e empresta a Osvaldão. Outros artistas também participam emprestando a sua voz ao documentário, como Leci Brandão, Antônio Pitanga, Flávio Renegado e Fernando Szegeri. A realização é da Fundação Mauricio Grabois, Clementina Filmes e Estrangeira Filmes.
Gameleira
O coletivo cinematográfico Gameleira, responsável pela produção do documentário Osvaldão, é formado por diretores e produtores apaixonados pelo Brasil e interessados em um cinema colaborativo construído com arte, política e memória. Integram o grupo Ana Petta (“Repare Bem”), Andre Michiles (“Através”), Fabio Bardella (“Através”) e Vandré Fernandes (“Camponeses do Araguaia”).

O documentário estará em cartaz de 2 a 6 de dezembro, com três sessões diárias, às 15h, 17 e 19h. O Cine Bancários fica na rua General Câmara, 424, no Centro.

FICHA TÉCNICA:

Direção: Vandré Fernandes, Ana Petta, Fabio Bardella e André Michiles

Roteiro: Vandré Fernandes

Fotografia e Montagem: André Michiles e Fabio Bardella

Trilha Original: Daniel Altman

Vocais Especiais: Criolo, Antonio Pitanga, Leci Brandão, Renegado e Fernando Szegeri

Produção Executiva: Renata Petta, Ana Petta, Adalberto Monteiro e Leocir Costa Rosa

Realização: Fundação Maurício Grabois

Produção: Clementina Filmes

Coprodutora: Estrangeira Filmes

Facebook: http://www.facebook.com/ondeestaosvaldao?fref=ts

Twitter: http://twitter.com/osvaldaofilme

 
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *