Leitores financiam grande reportagem do Jornal JÁ sobre o Cais Mauá

A participação dos leitores foi decisiva para tirar do papel o projeto de uma longa investigação jornalística sobre a polêmica revitalização do Cais Mauá em Porto Alegre. Em um mês, o Jornal JÁ arrecadou mais de R$ 9 mil em sua primeira campanha de financiamento coletivo em 30 anos de história.
“É um marco importante para um projeto como o do JÁ, de jornalismo independente e comprometido com o cidadão”, agradece o diretor da editora, Elmar Bones.
Os valores ainda estão sendo contabilizados pelo site Catarse, porém, a equipe já se prepara para iniciar a apuração. Leitores que contribuíram com valores acima de R$ 100 participarão das reuniões de pauta para definir os temas das reportagens, que irão ao ar no site do Jornal JÁ em uma série ao longo de janeiro de 2016.
Além de Bones, participam da empreitada os jornalistas Naira Hofmeister (reportagem), Tânia Meinerz (fotografia) e Andres Vince (editor de arte).
As recompensas para quem contribuiu – livros e revistas – serão entregues ainda em dezembro.
Além das reportagens especiais, o JÁ seguirá acompanhando o noticiário diário a respeito do tema.
Bones: “É desses estímulos que o jornalismo anda necessitado”
Enfrentamos o desafio de buscar financiamento coletivo para produzir uma série de reportagens sobre o Cais Mauá: o projeto empresarial de revitalização, a polêmica que gerou na cidade, as alternativas em discussão.
Fomos motivados pelas lideranças do movimento comunitário ‘A Cidade Que Queremos’ e dividimos o desafio com eles.
Vencemos a primeira etapa. A poucos minutos do término do prazo para as contribuições, a meta foi alcançada.
Vamos partir agora para o desafio principal: produzir um conteúdo jornalístico que corresponda à demanda que a comunidade manifesta, por informações confiáveis sobre esse tema tão essencial para a nossa cidade.
Muito obrigado a todos os que contribuíram e aos que pensaram em contribuir, mas não conseguiram.
É desses estímulos que o jornalismo anda necessitado, para que deixe de ser um jornalismo dos anunciantes e, finalmente, volte a ser um jornalismo do leitor“.
Elmar Bones
Diretor do Jornal JÁ

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *