Prefeitura vai trocar postes do centro e retirar fiação irregular

O departamento de Iluminação Pública de Porto Alegre (DIP)  vai substituir praticamente todos os postes de iluminação do Centro Histórico.
Segundo o Diretor de Iluminação Pública, Luiz Fernando Colombo, serão trocados cerca de 900 postes, que receberão lâmpadas de LED, em lugar das atuais, de vapor de sódio. Colombo estima uma economia de cerca de 30% no consumo de energia.
O edital foi lançado no maio de 2015, no valor de R$ 10,2 milhões.
O vencedor foi o consórcio formado pelas empresas Sadenco e Cristel. A ordem de início foi dada na semana passada, mas as empresas ainda aguardam a chegada de alguns equipamentos.
Colombo estima em dez dias o início dos trabalhos, que deve ser concluído em cinco meses.
A substituição dos postes antigos é um procedimento relativamente simples. Acontece que os postes de iluminação foram sendo tomados por fios de transmissão de dados, como telefone, internet e tv a cabo. Estas instalações são irregulares.
O problema é agravado pela dificuldade da prefeitura em identificar quem são as empresas responsáveis por cada rede. “Se não conseguirmos identificar, vou ter cortar os cabos. Os postes foram projetados para rede subterrânea, não suportam fiação”, garantiu Colombo.
O diretor do DIP afirma que o pior problema são os pequenos provedores. “As grandes empresas são mais fáceis de identificar. Mas são 452 pequenos provedores e só metade está regulamentada.”
O DIP deve enviar às empresas um comunicado explicando onde serão feitas as substituiçaões, para que as redes irregulares sejam retiradas.
Serão substituídos postes do todo o Centro Histórico, exceto na Rua dos Andradas e em parte da Borges de Medeiros, onde as luminárias são muito antigas e serão preservadas. As praças também ficarão para outro momento. No bairro Moinhos de Vento também serão instalados novos pontos de iluminação.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *