A Bublitz Galeria de Arte comemora 30 anos de existência com uma exposição especial. São 30 artistas que fazem parte da história desse tradicional espaço da arte de Porto Alegre. A vernissage para convidados será nessa segunda-feira, dia 10, a partir das 19h30, na Av. Neusa Goulart Brizola, 143, em Porto Alegre. A exposição segue na galeria até 10 de outubro, com visitação gratuita.

Nicholas Bublitz está à frente da galeria desde que ela foi criada. Filho de Vera Bublitz, que fundou o ballet com seu nome há 50 anos em Cruz Alta, Nicholas sempre teve sua vida rodeada de arte. “Desde pequeno, convivo com espetáculos, criação de figurinos, cenografia. Nossa casa sempre teve pinturas, várias telas a óleo feitas por minha avó materna, uma excelente pintora amadora, e até alguns desenhos do meu avô materno, que era médico”, conta o marchand.

Arte indígena
Aos 19 anos, Nicholas estudava nos Estados Unidos e conheceu uma das pessoas mais inspiradoras de sua vida, Kay Riordan, fundadora e incentivadora de um centro de estudos de arte e cultura indígena em Dakota do Sul. “Trabalhei durante as minhas férias de verão em vários empreendimentos dela e comecei a vender arte, na sua galeria de arte indígena, a Dakota Plus Gallery”, lembra. Foi nessa época que conheceu a obra de arte mais cara do mundo, o Mount Rushmore National Memorial, uma escultura de granito, a céu aberto, com os rostos dos quatro presidentes americanos, avaliada em US$ 11 bilhões de dólares, e que está localizada em um grande parque nacional americano.
Mais tarde, na França, enquanto cursava direito na Universidade de Panthéon-Sorbonne, Nicholas continuou conciliando os estudos com a arte. “Naquela época, vendia gravuras assinadas que comprava na Galeria Art Cadre em Saint Germain de Prés para turistas na rua ou em meu apartamento”, recorda.
Aos 25 anos, Nicholas retornou ao Brasil e decidiu abrir sua própria galeria de arte. “No dia 18 de outubro de 1988, fundei a empresa Bureau d’Art Comércio de Obras de Arte, nome do registro da Bublitz Galeria de Arte, que permanece até hoje”, informa.

Foto: Divulgação
Vasco Prado
Ao longo de trinta anos, nomes da arte gaúcha e brasileira passaram pela Bublitz e se tornaram célebres. Outros já reconhecidos exibiram suas obras no espaço. É o caso de Vasco Prado, que integra a exposição comemorativa e participou de duas exposições individuais em 1990 e em 2002 e em duas coletivas, em 2003 e 2005. “Foi um dos artistas mais importantes que conheci. Ele tinha uma rotina de trabalho bastante forte e era extremamente desapegado e generoso. Muito quieto, mas acolhedor, miúdo em estatura, mas gigante na sua produção artística”, lembra o marchand.
Nomes como Carlos Scliar, Ademir Martins, Vitorio Gheno, Antonio Soriano, João Carlos Bento, Mirian Postal, Kenji Fukuda, Inos Corradin, Erico Santos e Vitor Hugo Porto também fazem parte da trajetória da Galeria Bublitz e estarão representados na exposição comemorativa.
O evento tem a participação do relações públicas Jacintho Pila, que estará lançando uma edição da revista “WE” na galeria.
Confira a lista completa dos artistas:
Aldemir Martins (in memorian), Antonio Soriano (in memorian, Armando Gonzalez, Carlos Scliar (in memorian, Carmem Medeiros, Claudia Stern, Erico Santos, Fernando Ikoma, Flavia Antoniolli , Flávio Scholles, Graça Craidy, Ino Corradin, Jane de Bhoni, João Carlos Bento, Kenji Fukuda, Lou Borghetti, Mádia Bertolucci, Marcelo Hübner, Marcia Marostega, Mario Soldatelli , Miriam Postal, Mirian Garcia, Paulo D’Avila , Rosi Moreno , Suzi Etchepare, Valter Balestra, Vasco Prado (in memorian)
Velcy Soutier, Victor Hugo Porto, Vitório Gheno

SERVIÇO
Exposição 30 anos, 30 artistas
Bublitz Galeria de Arte
Endereço: Av. Neusa Goulart Brizola, 143
Período: 10 de setembro a 10 de outubro
:
30 artistas na celebração dos 30 anos da Bublitz Galeria
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário