Secretário defende terceirização para suprir quadro da SMAM

Matheus Chaparini
O novo secretário do Meio Ambiente de Porto Alegre, Leo Bulling, admitiu que o quadro da secretaria “não é o ideal” e defendeu a terceirização, caminho encontrado pela prefeitura para suprir as carências de pessoal e equipamento da secretaria.
Após o temporal de janeiro, técnicos da secretaria lançaram uma nota denunciando o sucateamento do órgão. A principal crítica era em relação à falta de reposição de pessoal, além da falta de manutenção dos veículos e equipamentos. No texto, os técnicos criticavam a terceirização, que julgavam “ineficiente e subdimensionada.”
Atualmente, equipes contratadas em caráter emergencial em função do temporal de janeiro engrossam a equipe com 22 operários, dois caminhões munck e dois caminhões cesto. “Eles estão fazendo este trabalho de recompor o vegetal, de dar o equilíbrio para que ele possa se recuperar e formar sua copa novamente”, afirmou o secretário.
Secretário garante edital de terceirização no primeiro semestre
O contrato das empresas encerra em junho e a prefeitura prepara um edital para contratação definitiva. O secretário não definiu uma data, mas garantiu: “o edital sai antes de encerrar o contrato emergencial.”
Entretanto, a contratação de empresas de terceirizadas também não vem se mostrando uma saída simples, como constata o próprio Bulling: “Ao longo do ano passado tivemos algumas frustrações. As empresas se apresentavam, se habilitavam e no momento de assinar o contrato acabavam desistindo.”
Segundo o secretário, o edital ficava “pouco atrativo ao empreendedor” em função das exigências de pessoal e equipamento. “Eram exigidos 5 caminhões cesto, 2 ou 3 caminhões muncks, mais pessoal qualificado: um técnico agropecuário por equipe mais um biólogo ou engenheiro agrônomo para coordenar o serviço. Isso aí praticamente inviabilizava.”
Bulling é o quinto secretário da Smam nesta gestão
Desde que Fortunati assumiu seu atual mandato, em 2013, Leo Bulling é o quinto titular da pasta do Meio Ambiente. Ele tomou posse na secretaria no início do mês de abril. Seu antecessor, Mauro Moura, deixou o posto para poder concorrer nas eleições de outubro.
Em abril de 2013, o então secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Zachia, foi preso durante a Operação Concutare, que investigava suposta venda de licenças ambientais. Além de Záchia, foram presas 17 pessoas, entre empresários, funcionários públicos e políticos.
Afastado, Záchia foi substituído por Marcelo do Canto, que ficou menos de um mês no cargo. Em maio de 2013, Do Canto deu lugar a Claudio Dilda, que havia presidido a Fepam durante o governo Rigotto.
Dilda permaneceu à frente da secretaria até junho de 2015, quando foi sucedido por Mauro Moura. Os dois trabalhavam juntos há cerca de 40 anos na Fepam. Moura atuava desde 2012 no setor de licenciamento ambiental da Smam.
Leo Bulling é coronel aposentado da Brigada Militar e foi comandante da regional de Porto Alegre do Corpo de Bombeiros. Antes da Smam, trabalhou na Defesa Civil, do Estado e do Município, e na Smic (Secretaria da Produção Indústria e Comércio).
Lá também foi secretário por uma situação análoga à atual: em 2008, o então secretário Idenir Cecchim se licenciou para retomar o cargo de vereador e concorrer à reeleição.
Na Smam, Bulling era supervisor de praças, parques e jardins há três anos. Agora passa ao comando, tendo a tarefa de cuidar da vegetação de Porto Alegre, reconhecida como uma das cidades mais arborizadas do país. Missão que se mostrou mais difícil no início do ano quando um vendaval devastou Porto Alegre e demonstrou o pouco preparo da cidade para lidar com situações extremas.
Bulling confirma troca na administração da Redenção
O novo secretário confirma: Regina do Patrocínio é a nova administradora do Parque Farroupilha. Ela substitui o engenheiro agrônomo Celso Copstein. Há mais de 20 anos na secretaria, a bióloga também coordena da Zonal Centro da secretaria e as equipes terceirizadas. “Colocamos ela no parque porque, como ela tem a manobra de pessoal da Zonal, ela consegue reforçar a equipe para dar um melhor atendimento à Redenção”, explica Bulling.
Em março, a reportagem do Jornal Já conversou com o então secretário do Meio Ambiente, Mauro Moura, que negou a substituição.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *