40 anos da realidade da periferia sob as lentes de Jorge Aguiar

HIGINO BARROS
O lugar é emblemático em Porto Alegre. O Viaduto da Borges de Medeiros, no centro da cidade. Um lugar que nos últimos anos tem sido degradado pelas transformação que o centro da capital gaúcha vem sofrendo e do qual a classe média e alta fogem, abrigadas nos shopping centers da vida.
Pois é nele que está localizado o atelier do músico Luciano Riquez, reinaugurado no sábado de Carnaval, dia 25 e onde o fotógrafo Jorge Aguiar faz uma espécie de balanço de 40 anos de trajetória de fotojornalismo, toda dedicada a retratar, em última estância, em todas suas possibilidades, a vida.
Jorge Aguiar tem um trabalho voltado para as populações marginalizadas, periféricas e
desglamourizadas da capital gaúcha e arredores, através de um registro com características jornalísticas, antropológicas e documental. Trabalho reconhecido pela Unesco, pelo Instituto Cultural Marc Chagall e outras instituições nacionais e internacionais ligadas à temática dos Direitos Humanos.foto jorge aguiar 2
Luz reveladora

Paralelo à atividade de fotojornalista, há 20 anos ele desenvolve o projeto “Luz Reveladora Photo da Lata” em periferias ministrando oficinas pinhole a jovens e adultos em  áreas de vulnerabilidades sociais.

 
As fotos em exposição no Viaduto da Borges são registro de 21 vídeos que ele produziu e realizou. “Eu me realizo nas periferias, documento as minhas guerras urbanas, eu sou de alto risco, sem lenço, sem documento, somente uma câmera nas mãos, assim o fotógrafo se define. A exposição fica no local até o dia 18 de março.
foto jorge aguiar 3
O Atelier Luciano Riquez é um atelier de arte gráfica e espaço cultural para exposições de arte e performances teatrais, musicais, entre outros, localizado no Viaduto Borges de Medeiros, 740,sala 8. O espaço para exposição é totalmente gratuito e funciona com agendamentos solicitando do artista apenas um portfólio da obra de arte, peça, ou show, para que seja feito a escolha da data disponível.
 
FICHA TÉCNICA:
Exposição Fotográfica “Por Onde Andei”
Edição de Imagens: Otávio Teixeira
Diagramação Visual: Zezé Carneiro
Produção: Luiz Ávila.
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *